A Central de Atendimento Telefônico (LigMinas) passou a atender, em julho, às chamadas relacionadas ao tratamento de pacientes com diagnóstico de coagulopatias hereditárias, tais como, hemofilias, Doença de Von Willebrand e deficiências raras congênitas de outros fatores de coagulação. Para acionar o serviço, basta ligar para o número 155 (opção 1). O contato telefônico é direcionado ao médico plantonista da Fundação Hemominas e o objetivo é orientar aos profissionais de saúde quanto ao uso do fator de coagulação e demais ações necessárias ao tratamento dos pacientes.

Crédito: Adair Gomez | Fundação Hemominas

O atendimento da Hemominas por meio do LigMinas funciona 24 horas por dia e oferece também os serviços de agendamento da doação de sangue e o atendimento aos portadores de Doença Falciforme, seus familiares e profissionais de saúde.

As coagulopatias hereditárias são doenças crônicas e complexas, cujo tratamento requer uma atenção integral, com abordagens de vários profissionais de saúde, o que envolve todas as instâncias da Rede Pública de Saúde. Assim, as ações de Atenção Primária à Saúde e o atendimento das intercorrências clínicas são realizados na Rede Pública de Saúde. Em Belo Horizonte, a referência para os atendimentos às urgências é o Hospital João XXIII.

Por ASCOM Hemominas