O Núcleo de Epidemiologia da Regional de Juiz de Fora fez um balanço da Campanha Influenza 2019 dos municípios de sua jurisdição.

A cobertura vacinal geral da no âmbito dos municípios que compõem a Regional foi de 92,97%, quase três pontos percentuais acima da meta da campanha, que era de 90%.

Segundo o Ministério da Saúde a escolha do público-alvo para a vacinação segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

Créditos: Adriana Mendes

Na análise por grupo prioritário, alcançou-se 80,53% no grupo de crianças, 81,53% no grupo de gestantes, 96,27% no grupo de trabalhadores de saúde, 97,75% no grupo de puérperas, 95,97% no grupo de idosos, 100,05% no grupo de professores, 97,13% no grupo de comorbidades.

Dos sete grupos prioritários, as metas de cobertura vacinal foram alcançadas em cinco. O que representa uma homogeneidade de 71%, abaixo dos 80% esperado.

Para a superintendente Joana D’Arc Zanelli, “vemos o saldo positivo, no alcance de metas de imunização da maioria dos grupos prioritários, como o resultado do esforço coletivo e do bom trabalho realizado pelas equipes técnicas da SES/MG, da Regional e Secretarias Municipais de Saúde dentro da nossa circunscrição. Contudo existe a necessidade de fomentar ações estratégicas e pontuais, visando melhorar alcance das metas nos grupos das crianças e gestantes”, avaliou.

Dos 37 municípios, 34 municípios se encontram com índices de cobertura maiores que 90%. Outros três municípios ficaram com números abaixo dos 90%. “Devido a prorrogação do prazo de vacinação e pela possibilidade de ainda estar aberta digitação dos dados no site do Programa Nacional de Imunizações, pode haver atualização desses números”, finalizou.

Por Adriana Mendes