A Regional de Saúde de Teófilo Otoni, por meio do Núcleo de Atenção Primária e Promoção à Saúde, realizou, em parceria com o município, entre os dias 28 e 30 de maio, diversas ações relacionadas ao Dia Mundial sem Tabaco comemorado nesta sexta-feira (31/5). Foi realizada uma exposição sobre “O controle do tabaco no Brasil: uma trajetória”, na própria Regional de Saúde e na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Servidores, usuários do Núcleo de Assistência Farmacêutica, Gestores Municipais, professores e alunos de diversas escolas da cidade prestigiaram o evento.

IMG 20190528 093829594 HDR

Segundo a referência técnica sobre Tabagismo da Regional Teófilo Otoni, Jeane Rocha, o objetivo dessas ações é “conscientizar à população sobre os malefícios do cigarro”. Com intuito de potencializar ainda mais a campanha, uma blitz educativa foi promovida no perímetro urbano da cidade, em que motoristas foram orientados sobre os danos causados à saúde pelo uso do tabaco. Na ocasião, servidores estaduais juntamente com funcionários da Prefeitura Municipal entregaram mudas de plantas doadas pelo Instituto Estadual de Florestas – Regional Nordeste (IEF) com a mensagem “troque o cigarro pela vida”.

Em todos esses momentos, foi mencionada a existência de grupos de apoio nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nas Unidades Básicas de Referência (UBRs) e no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) da cidade. De acordo com a Referência Técnica Municipal do Programa Nacional do Tabagismo em Teófilo Otoni, Águida Zânia Cardoso, essa assistência faz parte de um programa sobre o tabagismo criado pelo Instituto do Câncer. Consiste a princípio, em quatro encontros, em que são abordados aspectos psicológicos, físicos e comportamentais do ato de fumar. “O objetivo desses encontros é ajudar a população fumante a parar de fumar e desenvolver idéias e hábitos saudáveis de vida, declara Águida.

“Tabaco e saúde pulmonar” foi o tema escolhido pela Organização Mundial de Saúde para 2019 para marcar a realização das ações preventivas. O objetivo é reduzir o consumo do tabaco e a exposição ao fumo, melhorando assim a saúde dos pulmões.

Por Déborah Ramos Goecking