A Regional de Saúde de Alfenas realizou nesta quarta feira (23/5) uma reunião de trabalho com a participação de coordenadores e representantes da atenção primária e vigilância em saúde dos municípios que apresentam baixa e média incidência de notificação de casos de dengue.

“Nosso objetivo é intensificar ações e detectar potencialidades para que os municípios previnam a transmissão da dengue, ao mesmo tempo pretendemos compartilhar entre os participantes as experiências que possam ajudar na atuação de enfrentamento da epidemia na região”, afirmou a coordenadora de Vigilância em Saúde da Regional de Alfenas Silnes Helena Diogo.

Os planos de contingência municipais e as ações de controle vetorial, também foram tema do encontro. A técnica de vigilância epidemiológica do município de Conceição, Aparecida Adriana Borba, reforçou que um dos pontos a ser reforçado no planejamento dos municípios é a educação permanente dos profissionais, pois permite que a equipe avalie seus processos de trabalho e a necessidade de mudança no cotidiano dos serviços.

A coordenadora da Atenção Primária da regional, Magda Araújo, enfatizou que a vigilância em saúde e a atenção primária devem traçar ações integradas no enfrentamento à doença, permitindo desta forma um maior impacto nas condições de saúde no município.

Créditos: Marivalda Cezário

“As reuniões de trabalho com os técnicos municipais são mais uma das ações do comitê Regional de Controle das Arboviroses, que percebeu a necessidade de reunir com os coordenadores municipais para discussão da situação dos municípios”, disse Magda.

As reuniões com os municípios que apresentam alta e muita alta incidência de casos estão sendo individuais e direcionadas.

“Estes encontros individualizados são de grande importância para esses municípios, pois eles têm a oportunidade de apresentar suas dificuldades e os técnicos da SRS podem propor soluções mais direcionadas para minimizar o problema e fortalecer o processo de trabalho das equipes municipais”, finaliza Segundo Silnes Helena.

Por Marivalda Cezário