A Regional de Saúde de Patos de Minas realizou nesta quarta-feira (23/05) uma reunião com os municípios da microrregional de Patos de Minas. O evento contou com a participação de profissionais farmacêuticos da maioria dos municípios de jurisdição da Regional de Patos de Minas. Além disso, contou também com a presença do coordenador do Núcleo de Assistência Farmacêutica da Regional de Saúde de Unaí, Robson Regis. “A reunião foi muito proveitosa. É realmente importante que exista uma troca de experiências para que haja melhorias em toda a assistência farmacêutica da região”, relatou o Robson.

Imagem 1

De acordo com Flávio César, coordenador do Núcleo de Assistência Farmacêutica da Regional de Patos de Minas: "O intuito da reunião era reunir os farmacêuticos municipais para uma conversa a respeito do uso racional de medicamentos, para que seja possível otimizar recursos em tempos de crise financeira”. Ainda de acordo com ele, “o evento foi muito importante no sentindo de capacitar os farmacêuticos municipais e apresentar experiências exitosas desses municípios”.

No decorrer da reunião, foi falado também a respeito do protocolo clínico da Influenza e de medicamentos do componente básico e especializado. Ficou pactuado que os municípios irão pleitear, junto ao Consórcio Intermunicipal de Saúde, recursos financeiros, para utilização de plantas medicinais em nível da microrregião de Patos de Minas. Além de requisitar que seja realizada uma ata de registro de preços de medicamentos do componente básico junto ao consórcio.

Um dos destaques da reunião foi a apresentação acerca da divulgação da farmácia do Componente Verde. “Todos os dados de atualização repassados foram muito relevantes, em especial as informações a respeito da Farmácia Verde. Foram tratados assuntos que inclusive eu não sabia. Com certeza valeu a pena participar.” disse Fernando Gomes, encarregado pela Assistência Farmacêutica de Patos de Minas.

Por Lorraine Lemos