Devido ao aumento do número de casos prováveis de dengue em Entre Folhas, a Regional de Saúde de Coronel Fabriciano realizou nas últimas duas semanas, entre os dias 7 a 17 de maio, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, ações de intensificação e enfrentamento ao vetor Aedes aegypti no município.

Palestra mobilização 2

Segundo Juniel Scarabelli, referência técnica em arbovirose da Regional de Saúde, o município de Entre Folhas solicitou o apoio da Regional uma vez que a equipe técnica de vigilância epidemiológica do município ainda não está completa, o que dificulta ações mais efetivas de controle vetorial. “Foi realizada primeiramente uma reunião com a equipe da secretaria municipal de saúde, juntamente com coordenadores da vigilância epidemiologia e de vigilância em saúde. Na ocasião, repassamos a situação do município, que possuía 90 casos prováveis notificados para dengue, configurando uma alta transmissão”, destacou Juniel.

Juniel Scarabelli coordenou parte dos trabalhos, juntamente com a equipe técnica da UDC (Unidade Descentralizada de Caratinga), que pertence à Regional de Saúde de Coronel Fabriciano. Foram desenvolvidos trabalhos permanentes de vigilância epidemiológica nas microrregiões de Caratinga, Ipatinga e Coronel Fabriciano. “Em Entre Folhas, atuamos muito com Mobilização Social, realizamos reuniões nas escolas e com todos os setores da comunidade. O município está em alerta máximo. Trata-se de alta transmissão para o vírus da dengue e as notificações praticamente dobraram. É claro que não há motivos para alarde, mas sim para uma vigilância contínua. Foram duas semanas acompanhando as equipes de campo em ações de bloqueios, visitas domiciliares e mobilização social. Tudo para que a cidade, as pessoas e não só a prefeitura enfrente o Aedes aegypti. Esperamos sim bons resultados com essas ações”, ressaltou Juniel.

De acordo com a equipe técnica da Regional de Saúde, com dados do último boletim epidemiológico (13/05/2019), o território Vale do Aço possui três municípios em estado de alerta. São eles: Entre Folhas (90 casos prováveis), Dionísio (30 casos prováveis) e São Sebastião do Anta (29 casos prováveis). Sendo que nos dois últimos municípios citados, os trabalhos de controle vetorial com a equipe técnica da Regional de Saúde começam ainda esta semana.

Plano de Intensificação das Ações de Combate às Arboviroses

Já no início de 2019, considerando o alto índice de infestação predial verificado em alguns municípios da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, foi realizada, entre os meses de fevereiro a abril, ações preventivas em diversos municípios por meio de um Plano de Intensificação elaborado pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Regional.

A seleção dos municípios prioritários para intensificação das ações de combate ao Aedes aegypti obedeceram a alguns critérios como: alto índice do LIRAa, incidência de arboviroses nas últimas 04 semanas e as mudanças de profissionais (necessidade de capacitação). A partir da análise desses critérios, foram selecionados primeiramente os sete municípios considerados prioritários, com maior risco de surto de arboviroses: Mesquita, Santana do Paraíso, Jaguaraçu, Belo Oriente, Ipaba, Timóteo e Ipatinga.

O objetivo do Plano de Intensificação é evitar a ocorrência de óbitos por dengue e outras arboviroses e agir preventivamente para controlar processos epidêmicos, além de prevenir o surto de dengue por sorotipo tipo 02.

As equipes de trabalho para apoio aos municípios são compostas por Agentes de Saúde da Fundação Nacional da Saúde (FUNASA), lotados na Unidade Descentralizada de Caratinga (UDC), e por referências técnicas em arboviroses da Regional de Saúde Coronel Fabriciano.

Por Flávio A. R. Samuel