Na última sexta-feira (17/5), a Regional de Saúde de Pirapora realizou reunião com Referências Técnicas Municipais e Regionais para monitoramento e pactuação de Indicadores de Saúde, para o exercício 2019, por meio da revisão de metas e ações da Pactuação Interfederativa.

O objetivo do encontro foi discutir sobre os indicadores de saúde 2018, com destaque àqueles cujos municípios não haviam alcançado a meta pactuada no ano anterior, para assim identificarem possíveis fragilidades, pontua-las e fazerem a pactuação 2019 com mais consistência e efetividade, de acordo com sua realidade local, para atingirem toda a população com a melhoria dos indicadores de Saúde

“Criamos uma estratégia específica para atendimento dos municípios. Primeiro a Regional promoveu uma reunião técnica com as Referências Regionais e analisaram individualmente a situação de cada município; em seguida foi agendada, previamente, reunião com os técnicos municipais e sugerido que iniciassem o estudo dos indicadores cuja a meta não havia sido alcançada, para que na Regional a discussão fosse mais produtiva”, comentou a coordenadora do Núcleo de Gestão Microrregional da regional, Adriana Katia Emiliano Souza.

Créditos: Adriana Katia

Durante a reunião foram apresentadas as fichas de qualificação dos 23 indicadores estabelecidos para os anos de 2017 a 2021, conforme decisão tomada na reunião ordinária da Comissão Intergestores Tripartite em 24 de novembro de 2016 e publicado no Diário Oficial da União, em 12 de dezembro de 2016, por meio da Resolução n° 8. Os indicadores, relacionados a diretrizes nacionais, são compostos por 20 indicadores universais, ou seja, de pactuação comum e obrigatória e 3 indicadores específicos, de pactuação obrigatória, também, quando forem observadas as especificidades no território, conforme orientações nas fichas.

“Muitas metas tem sido alcançadas pelos municípios da nossa Região de Saúde, por fazerem parte do Programa de Monitoramento das Ações da Vigilância em Saúde (PROMAVS), ferramenta cujo objetivo visa apoiar a descentralização de ações da vigilância de acordo com a política, diretrizes e prioridades estabelecidas pelo governo de Minas Gerais.” Na atualidade essa avaliação ocorre semestralmente. Pontuou a coordenadora de Vigilância em Saúde Diane A. Oliveira de Menezes.

“O trabalho realizado por meio do Pacto Interfederativo fortalece as prioridades da gestão em saúde e tem impactado na rotina das equipes municipais, inclusive nas ações pontuais de combate às endemias, como exemplo no controle das arboviroses. Práticas que são intensamente executadas no contexto da Vigilância em Saúde”. Falou a coordenadora em Saúde e representante do município de Ibiaí, Silvia Cristina G. S. P. Pinto.

Durante os trabalhos, Adriana, coordenadora do Núcleos de Gestão Microrregional (NGM) da Regional de Pirapora destacou que essa reunião acontece, anualmente e o NGM por sua natureza transversal perpassa pelos demais Núcleos da Regional, por isso vem fazendo desde sua implantação, a ligação entre os técnicos da regional de saúde e os municípios. Ao final, parabenizou a Micro pela participação de 100 % dos municípios. “Possibilitar o encontro regional e municipal para monitoramento e definição de ações para promoção de saúde, prevenção de doenças e agravos, vigilância e assistência, de forma mais adequada será sempre a nossa missão regional.”

Por Regional de Saúde de Pirapora