Nesta terça-feira (14/05), técnicos da Secretaria da Agricultura do Estado de Rondônia visitaram a Regional de Saúde de Unaí para conhecer o projeto Noroeste empreendedor.

3768705d-ccd2-4eaf-aada-48fdae5ef636

O diretor da regional, José Juliano Espíndula, explicou que o Noroeste Empreendedor é resultado de parceria entre a regional de Unaí, as prefeituras, Associação dos Municípios do Noroeste de Minas (Amnor), Consórcio de Saúde e Desenvolvimento dos Vales do Noroeste de Minas (Convales), Sebrae, EMATER-MG, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) entre outros, para inclusão produtiva com segurança alimentar e viabilidade econômica.

A Delegação de Rondônia é composta por técnicos da Secretaria da Agricultura do Estado de Rondônia, da Agência Estadual de Vigilância em Saúde, da EMATER, e ainda da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O prefeito José Gomes Branquinho falou sobre as potencialidades do município e do trabalho feito com a agricultura familiar. “A agricultura familiar de Unaí já superou o primeiro obstáculo. São 33 agroindústrias com seus produtos certificados, a maior quantidade da região, agora é avançar na comercialização”, disse.

Vanessa Ezaki, da Gerência Técnica de Vigilância Sanitária de Rondônia, destacou que o projeto Noroeste empreendedor é um exemplo quando se fala em certificação de produtos da agricultura familiar.

Por Jessika Pereira