Prefeituras de Matias Cardoso / Catuti / Montes Claros.

Aliados a várias ações que vem sendo implementadas desde o final do ano passado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), vários municípios que integram a área de atuação da Regional de Saúde de Montes Claros estão intensificando as ações de mobilização da população quanto à prevenção das doenças transmitidas pelo Aedes.

Crédito: Prefeituras de Matias Cardoso / Catuti / Montes Claros

O coordenador de vigilância em saúde da Regional de Montes Claros, Valdemar Rodrigues dos Anjos, ressalta que dentro da intensificação de esforços estão planos de contingência elaborados em 2018 pelos municípios, visando a implementação de estratégias de ação no período em que ocorre aumento das notificações de doenças transmitidas pelo mosquito. “Desde o ano passado a Regional de Saúde tem reforçado com os gestores municipais a importância do trabalho dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de controle de endemias, visando a conscientização da população quanto à eliminação de focos do Aedes. Além disso, é importante que os serviços de atenção primária de saúde dos municípios estejam devidamente preparados para atender os pacientes com sintomas de dengue e de outras doenças transmitidas pelo Aedes, levando-se em conta a necessidade de notificação dos casos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), a fim de que os dados contabilizados orientem as ações e decisões do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde”, frisa Valdemar Rodrigues.

Ações da SES-MG

Entre janeiro e a primeira semana de maio deste ano, o laboratório macrorregional da SES-MG, sediado em Montes Claros, analisou 3.422 amostras de materiais coletados por serviços de saúde dos municípios, provenientes de pacientes com suspeitas de terem contraído dengue. Ao todo, 1.411 amostras deram resultado positivo para dengue e outras 720 amostras aguardam análise. Além dos municípios que compõem a Regional de Saúde de Montes Claros, o laboratório macrorregional atende demandas de municípios que integram as regiões de Diamantina, Januária e Pirapora.

Crédito: Prefeituras de Matias Cardoso / Catuti / Montes Claros

Neste ano, 11 municípios da área de atuação da Regional de Montes Claros já receberam apoio da SES-MG no combate ao Aedes aegypti, com utilização de Ultra Baixo Volume (UBV) veicular, mais conhecido como “carro fumacê”. Foram contemplados os municípios de Padre Carvalho, Monte Azul, Juramento, Gameleiras, Mato Verde, Jequitaí, Bocaiúva, Capitão Enéas, Francisco Sá, Mamonas e Janaúba.

Contudo, conforme explica Valdemar Rodrigues, o UBV veicular só elimina mosquitos adultos e, por isso, o trabalho dos agentes de controle de endemias e da população para eliminação de focos de larvas do Aedes precisa ser intensificado e mantido rotineiramente.

Para Montes Claros, a SES-MG disponibiliza veículo para que profissionais do Centro de Controle de Zoonoses possam realizar o controle permanente do Aedes por meio de UBV. Também neste ano, a Regional de Saúde já contemplou 12 municípios do Norte de Minas com a realização de capacitações de agentes de controle de endemias para utilização do aerosystem. Trata-se de equipamento de aplicação especial de permetrina, inseticida utilizado para eliminar fêmeas do Aedes dentro de residências e demais estabelecimentos.

Em abril, por meio de duas resoluções publicadas pela SES-MG, foram destinados incentivos financeiros complementares a 18 municípios do Norte de Minas que apresentam alta ou muito alta incidência de transmissão de dengue (acima de 300 casos por 100 mil habitantes). Os recursos são destinados a ações de assistência à saúde de interesse epidemiológico, vigilância e controle das arboviroses urbanas transmitidas pelo Aedes aegypti.

A seleção dos municípios teve como base as notificações lançadas no Sinan. Do Norte de Minas foram contempladas com o repasse de recursos adicionais as seguintes localidades: Juramento, Catuti, Gameleiras, Jequitaí, Mato Verde, Bocaiúva, Claro dos Poções, Coração de Jesus, Engenheiro Navarro, Francisco Dumont, Fruta de Leite, Guaraciama, Joaquim Felício, Matias Cardoso, Monte Azul, Padre Carvalho, Salinas e São João do Pacuí.

Mobilizações

Em abril, várias ações de mobilização foram executadas pelas secretarias municipais de saúde de Matias Cardoso, Francisco Sá, Porteirinha, Monte Azul, Montes Claros, Montezuma, Gameleiras, Mamonas e Catuti contemplando diversos segmentos da população. As ações visam evitar a ocorrência de epidemia de dengue, chikungunya e zika.

Em Montes Claros, município polo da região ampliada de saúde do Norte de Minas que envolvem outros 85 municípios, a Secretaria de Saúde deu continuidade à realização de palestras em escolas e empresas, voltadas à sensibilização de estudantes e adultos quanto à eliminação de focos do Aedes aegypti. Além disso, agentes de controle de endemias realizaram visitas em residências do bairro Delfino Magalhães e passeata no bairro Jaraguá 1, visando mobilizar a população para o combate aos focos do Aedes aegypti.

Em Matias Cardoso, a Secretaria Municipal de Saúde também realizou mutirão de limpeza em bairros e na região central da cidade. Já estudantes de Francisco Sá receberam orientações de profissionais de saúde sobre os principais sintomas da dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes.

Nos demais municípios que integram a área de atuação da Regional de Saúde de Montes Claros, foram ministradas palestras em escolas e unidades básicas de saúde, visando a conscientização da população sobre a importância de se evitar a ocorrência de uma epidemia de dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Por Pedro Ricardo