A Regional de Saúde de Manhumirim realizou na manhã dessa quinta-feira, (9/5), reunião com os coordenadores de endemias dos 34 municípios assistidos sob sua jurisprudência. Entre os vários assuntos discutidos, estavam ações de prevenção e controle da dengue, chikungunya e zika, sistema de informação e planejamento campanha de vacinação antirrábica.

DSC09123

O coordenador de epidemiologia da Regional de Saúde, Ernesto Grillo destacou que a intenção do núcleo de vigilância epidemiológica é alinhar as ações realizadas, com foco sempre em melhorar cada vez mais as ações de prevenção e prestação dos atendimentos. “Ficamos entusiasmados com a presença dos coordenadores municipais e temos plena certeza de que todos saem daqui com informações importantes para melhorar a atuação de suas equipes”, explicou o coordenador.

Na oportunidade, foi apresentada também aos coordenadores municipais e profissionais de saúde presentes, a nota informativa assinada pela Coordenação Geral dos Programas Nacionais de Controle das Doenças Transmitidas pelo Aedes, que trata sobre o uso do inseticida malathion. Foi dado destaque também para o problema do fluxo de informações não oficiais que circulam nas redes sociais, que em alguns casos, podem prejudicar o bom andamento das ações de prevenção e também foi falado sobre a importância dos profissionais incentivarem a população ficar atenta e fazer sua parte em prol da saúde coletiva.

Importância das reuniões

O coordenador de vigilância e saúde do município de Pocrane, Douglas de Azevedo, destaca que encontros como este são importantes pela troca de experiências exitosas. “Temos desafios diários e essa troca de experiências fortalece o nosso trabalho e ajuda a termos ações mais efetivas de conscientização da população e integração das equipes de saúde”, ressaltou.

Por Antônio Rodrigues Nogueira