Até o fim deste mês, os municípios que abrangem a Regional de Saúde de Manhumirim terão uma agenda de programação em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado no próximo dia 18/05.

Crédito: Antonio Rodrigues Nogueira

Nesta quarta feira (08-05), o material para divulgação chegou à Regional e já começou a ser distribuído aos pontos de atendimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). “Esse momento é muito aguardado pelos profissionais que atuam na rede e representa um alinhamento das ações que são realizadas pelas equipes, acompanhando o norte do Fórum Mineiro de Saúde Mental que neste ano tem como slogan: DIREITOS ÀS DIVERSAS GENTES: de mãos dadas contracorrentes”, explicou Marcos Alexandre Moreira, Coordenador de Saúde Mental da GRS.

Colegiado regional e Fórum de saúde mental

Ao todo, a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da Regional de Saúde de Manhumirim possui 17 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), distribuídos em 13 municípios. Na agenda de eventos está previsto para acontecer dia 30 de maio, o 12º Colegiado Gestor Regional da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e 114º Fórum de Saúde Mental.

“Esses eventos são extremamente importantes e representam uma oportunidade para mostrarmos tudo que foi realizado pelos CAPS durante todo mês de maio e ganha força a cada ano, devido os trabalhos admiráveis produzidos pelos pacientes e que nesse evento tem o destaque merecido”, frisou Moreira.

A temática central é do Fórum Mineiro de Saúde Mental e ASUSSAM – Associação dos Usuários dos serviços de Saúde Mental de Minas Gerais, e tem apoio do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais, RENILA - Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial e Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais e Colegiados Regionais.

Histórico

Os movimentos em defesa da luta antimanicomial ganharam força no fim da década de 70, com as denúncias aos abusos cometidos em instituições psiquiátricas. A partir daí, surgiram movimentos de trabalhadores de saúde mental que colocaram em evidência a necessidade de uma reforma psiquiátrica no Brasil. O Movimento Nacional da Luta Antimanicomial tem o dia 18 de maio como data de comemoração em referência a um encontro de trabalhadores de saúde mental realizado em 1987, em São Paulo.

Por Antonio Rodrigues Nogueira

Por Antonio Rodrigues Nogueira