Com a participação de referências técnicas municipais, enfermeiros e coordenadores de Atenção Primária à Saúde de 51 municípios da região leste, a Regional de Saúde de Governador Valadares, através do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde (NRAS) , promoveu nesta quarta-feira (17/04), em seu auditório, a 1ª reunião técnica da Rede de Cuidados à Pessoa Com Deficiência (RCPD) de 2019.

Segundo a coordenadora do NRAS, Carolina Laviola de Magalhães Pires, o objetivo da reunião foi “discutir a rede e traçar um plano de ação para todo o ano, dentro das dificuldades e realidade de cada município. Além disso, propomos um questionário que pode ser aplicado por qualquer profissional de saúde aos usuários da rede, onde através de uma nota, o paciente será encaminhado para avaliação de um especialista”, informou.

Durante a reunião foram apresentados temas como “A apresentação da RCPD”, “Fluxo de Marcação e dos Documentos Necessários a Marcação” e “O papel da Referência Técnica na RCPD”, pela referência técnica do RCPD da SRS-GV, Cristian Kelly Costa Santos; “Funcionalidades da Rede”, pela representante da SMS do Município de Valadares, Érika Guerrieri Barbosa; “O Papel da Atenção Primária na RCPD”, pela coordenadora do Núcleo de Atenção Primária á Saúde (NAPRIS) da SRS-GV, Lidianny Aparecida Godinho Pêgo e “O Deficiente Intelectual na Rede”, pela psicóloga e professora da UFJF, Fernanda de Oliveira Ferreira Medeiros.

A coordenadora de Atenção Primária de Gonzaga, Dayse Viviane Magalhães, destacou a importância da reunião para a estruturação do serviço da Rede na sua localidade. “No final dessa capacitação percebi que temos esse serviço, mas que ele está desestruturado no município e, por isso, saio com a mente aberta para melhorarmos o atendimento que temos ofertado”, finalizou.

A reunião contou com a participação do superintendente Regional de Saúde em Governador Valadares, Rômulo Batista Gusmão, que ainda na parte da manhã, coordenou uma reunião com representantes da região de Saúde de Resplendor, quando foi apresentada a proposta de remanejar os serviços da Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência daquela região para a micro de Saúde de Mantena, que tem uma estrutura bem montada e com bom funcionamento. Atualmente os pacientes dos municípios de Resplendor estão sendo atendidos em Governador Valadares, onde está havendo dificuldades no fornecimento de Órteses e Próteses e aparelhos de locomoção.

Por Frederico Bussinger