Teve início nesta terça-feira (19/03), a Reunião Técnica Anual de Promoção à Saúde realizada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) com as referências técnicas regionais de promoção à Saúde e Tabagismo.

IMG 20190319 110613842

O evento ocorre no auditório da Regional de Saúde de Belo Horizonte, no centro da capital mineira, até o próximo dia 21 e tem o objetivo de qualificar a abordagem e a implementação da política de promoção à saúde nas Unidades Regionais de Saúde e nos municípios sob jurisdição das Regionais.

A Diretora de Promoção à Saúde da SES-MG, Daniela SouzaLima Campos, destaca a relevância do encontro no âmbito da saúde pública mineira. “Realizamos, desde 2016, essas reuniões anualmente. Ao final deste ano, faremos um balanço das ações. É fundamental abordarmos temas como intersetorialidade e empoderamento, bem como aprimorarmos as habilidades profissionais”, enfatiza.

Daniela SouzaLima Campos aponta, ainda, a necessidade de ampliar a percepção do conceito e das ações relativas à promoção à saúde. “Talvez a ideia mais comum de promoção à saúde seja relacionada a fazer material gráfico e realizar palestras. No entanto, precisamos ir além e trabalhar habilidades para conseguirmos impactar o comportamento e as ações dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Neste contexto, um dos palestrantes do encontro, o psicólogo e doutor em Saúde Pública, professor Jorge Luiz da Silva, abordou o tema “Habilidades para a Vida e Empoderamento”. “O tema de habilidades para vida é consolidado e desenvolvido no exterior com metodologia e referências teóricas avaliadas para se desenvolver as ações na realidade. Traz uma sistematização teórica e metodológica com avaliações que já comprovaram que são programas eficazes em se promover as habilidades para a vida. São habilidades desenvolvidas para lidar com os desafios da vida cotidiana”, ressalta o professor.

Jorge Luiz destaca, ainda, a relevância do evento: “Promover esses encontros é importante porque as pessoas presentes são multiplicadores e a abrangência será muito grande”, afirma.

Para o coordenador do Núcleo de Atenção Primária da Regional de Saúde de Manhumirim, Geraldo Bastos Destro, a reunião favorece ações de promoção à saúde.
“Essa política é a que tem mais se destacado em nossa região. Os municípios são de pequeno e médio porte. A promoção proporciona um resultado muito animador, já que envolve toda a saúde do município”. Sobre os temas abordados, o coordenador salienta que a importância dos temas e da troca de informação. ”Temos uma gama de instrumentos grandes com os temas. Para a gente trabalhar com os municípios é sempre bom estar aqui para também pegar as experiências exitosas. Os temas variam e são abordados também de forma específica”, explica o coordenador.

Por Leandro Heringer