68,2% das 400 equipes de Estratégia de Saúde da Família na região Norte do Estado obtiveram desempenhos classificados como ótimo, muito bom e bom em avaliação do Ministério da Saúde realizada no segundo semestre de 2018. Com o objetivo de investir na qualificação do atendimento ofertado nas unidades básicas de saúde dos 53 municípios que integram a área de atuação da regional, tendo como meta fazer com que nas próximas etapas do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), a Regional de Saúde de Montes Claros está iniciando trabalho de intensificação das ações de apoio institucional aos municípios.

Crédito: Pedro Costa

Neste mês, o Núcleo de Atenção Primária (Napris) da Regional de Saúde apresentou aos gestores do Norte de Minas os resultados parciais do 3º Ciclo do PMAQ-AB, referente à avaliação das equipes da Estratégia Saúde da Família que se iniciou no segundo semestre de 2017 e finalizou em 2018. Falta ainda a divulgação, por parte do Ministério da Saúde, da avaliação das equipes dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB).

Para o coordenador do Napris, João Alves Pereira, “com a intensificação das ações de apoio institucional aos municípios para qualificação do atendimento ofertado nas unidades básicas de saúde, esperamos que no próximo ciclo de avaliação as equipes da estratégia saúde da família tenham condições de obter melhores resultados e, com isso, aumentem o recebimento de recursos financeiros para investimento nos serviços de atenção primária. E quem vai ganhar com a melhoria dos serviços é a população, que tem na atenção primária a principal porta de entrada no Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica.

Bom desempenho

De acordo com o resultado já divulgado, 32,29% das 400 equipes de saúde da família obtiveram bom desempenho; 30,20% obtiveram classificação muito bom e 5,73% tem desempenho considerado ótimo. Das 400 equipes avaliadas, 306 já possuem serviços odontológicos. Desta forma, automaticamente haverá o aumento do montante de recursos financeiros mensais, repassados pelo Ministério da Saúde, para investimento na atenção primária dos municípios.

Com base nos resultados do 3º Ciclo do PMAQ-AB os 53 municípios da SRS recebem, desde o mês de setembro de 2018, um montante superior a R$ 2 milhões 445 mil mensais. Esses recursos devem ser investidos na melhoria do acesso e da qualidade dos serviços ofertados nas unidades básicas de saúde. Para isso, o PMAQ-AB propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde, sendo que os municípios recebem incentivo financeiro de acordo com o desempenho das equipes, que são avaliadas a cada dois anos.

Por Pedro Costa