A Regional de Saúde de Governador Valadares (SRS-GV), através do seu Núcleo das Redes de Atenção à Saúde (NRAS), promoveu nesta quinta-feira (13/12), em seu auditório, dois eventos ligados ao Programa de Cuidados à Pessoa com Deficiência.
Crédito: Frederico Bussinger
O primeiro, pela manhã, discutiu o alinhamento da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, com a participação das juntas reguladoras e referências técnicas municipais da Rede de Cuidados com Pessoa com Deficiência e teve como palestrante a coordenadora do NRAS da Regional de Governador Valadares, Carolina Laviola de Magalães Pires.

Já na parte da tarde, coordenadores municipais de Estratégia de Saúde da Família (ESF’s) receberam uma capacitação sobre “Orientações sobre o Programa de Atenção à Pessoa Ostomizada - Programa de Ostomias”, tema que foi apresentado pela enfermeira Andréia Eliane Barbosa  do Centro de Apoio Ao Deficiente Fisico Dr.Octávio Soares (CADEF) de Governador Valadares.

A enfermeira do NRAS da SRS-GV e organizadora dos eventos, Fernanda Pamponet de Mello, destacou os objetivos das reuniões. “Na primeira como foco principal, procuramos alinhar as Juntas Reguladoras, formadas por profissionais das áreas da Saúde, Assistência Social e Educação com as referências técnicas municipais da pessoa com deficiência, na organização do fluxo da Rede de Cuidados da Pessoa Com Deficiência, bem como a definição das atribuições de cada um. Hoje temos na nossa região dois pontos de atendimento, o Centro Especializado em Reabilitação (CER) em Mantena e o CADEF em Valadares, que através das juntas, deve ordenar o cuidado, verificando se o paciente precisa de uma reabilitação física, auditiva, visual ou intelectual e de assistência a usuários ostomizados”,  salientou.

Ainda de acordo com a enfermeira, na parte da tarde, o foco foi na assistência aos pacientes com deficiência física da ostomia. “Muitas vezes os municípios encaminham os pacientes ostomizados, através dos pontos de atendimentos, diretamente para a Atenção Secundária, quando deveriam passar primeiro por avaliações na Atenção Primária. Por este motivo, a enfermeira Andréia do CADEF de Valadares esclareceu o papel da Atenção Primária em relação a Saúde da Pessoa Ostomizada, que hoje na região de abrangência da Regional, atende 199 pacientes cadastrados, que aliás, em alguns casos,  não são informados o que o SUS fornece em Minas Gerais,  bolsas de colostomia de alta qualidade”, enfatizou.

A enfermeira do Município de Galiléia, Carla Aparecida da Silva de Carvalho, considerou que as reuniões conscientizaram os municípios a serem mais responsáveis no cuidado com os pacientes com deficiência. ”O atendimento que atualmente os pontos de atenção realizam estava deixando os municípios sem uma corresponsabilização na assistência, mas, com o novo fluxo de rede que foi apresentado aqui, aumentam os cuidados que teremos de ter com os pacientes. Isso vai fortalecer o ponto de entrada que é a Atenção Primária e gerar, inclusive, uma reversão mais precoce das colostomias”, finalizou.

Durante os eventos, foram distribuídos aos participantes a publicação “Linha de Cuidados da Pessoa Estomizada“ produzida pela Coordenação de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Por Frederico Bussinger