A Regional de Saúde de Pouso Alegre realizou, nesta quinta-feira (13/12), o encerramento das reuniões do Comitê Regional de Investigação de Transmissão Vertical das Infecções Sexualmente Transmissíveis (CRITV/IST) para o ano de 2018. O Comitê investiga casos de transmissão vertical do HIV, sífilis e hepatites B e C. Para entender, a transmissão vertical é a infecção passada da mãe para o filho durante o período da gestação (intrauterino), no parto (trabalho de parto ou no parto propriamente dito) ou pelo aleitamento materno.

IMG-20181213-WA0007

Segundo a referência técnica de IST’s do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Flávia Moreira, a investigação da transmissão vertical de IST's traz informações essenciais para a análise da assistência prestada às gestantes durante o pré-natal, bem como às crianças após o nascimento. “Por meio dessas investigações é possível a detecção de fatores que possam contribuir na manutenção da cadeia de transmissão dos agravos, como fragilidades no sistema (tanto a nível primário como a nível hospitalar, relacionados à gestão e assistência), fatores socioeconômicos, dentre outros; e, com isso, recomendar medidas preventivas com vistas à redução dos casos de transmissão vertical”, explicou.

Para a coordenadora do Núcleo de Atenção Primária à Saúde e membro efetivo do CRITV/IST, Izabella Rocha, "o monitoramento permanente dos casos de transmissão vertical das doenças sexualmente transmissíveis na nossa região, com o enfoque nos múltiplos aspectos determinantes, visa a proposição de medidas de intervenção na assistência que possibilita a qualificação do serviço prestado a mulheres e crianças", concluiu.

Comitê

O Comitê Regional de Investigação de Transmissão Vertical das Infecções Sexualmente Transmissíveis (CRITV/IST) foi instituído em 30 de agosto de 2018 e, desde então, realiza reuniões mensais com o objetivo de analisar eventos relacionados a agravos evitáveis (sífilis, HIV e Hepatites B e C) e apontar medidas de intervenção para sua redução na sua região de abrangência. O CRITV/IST é composto por membros titulares e suplentes do Núcleo de Vigilância Epidemiológica; Núcleo de Redes de Atenção à Saúde; Núcleo de Atenção Primária; Núcleo de Gestão Regional; Núcleo de Assistência Farmacêutica e Núcleo de Vigilância Sanitária, além de membros indicados como o Conselho Regional de Medicina; Secretaria Municipal de Saúde de Pouso Alegre e Hospital das Clínicas Samuel Libânio.