A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) recebe nos dias 06 e 07 de novembro uma visita técnica de representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC). A visita faz parte do projeto Qualificação das Ações Estratégicas de Vigilância Sanitária no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) / Integravisa II.

Crédito: Marcus Ferreira

O objetivo do projeto é construir um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) para orientador as ações de vigilância nos estados e nos munícipios brasileiros. Minas Gerais, por possui um dos melhores e mais atuantes sistema de Gestão da Qualidade na Vigilância Sanitária em funcionamento, foi escolhido para apresentar sua experiência.

O Coordenador de Planejamento Governamental e Gestão Estratégica da Anvisa, Artur Iuri Alves Souza, explicou que Minas obteve muitos avanços ao implantar processos de Gestão da qualidade e desenvolver ações qualificadas na vigilância sanitária. “A visita é para conhecer a experiência de Minas, para aprender como foi desenvolvido e implementado as ações qualificadas de vigilância. Com o que aprendermos aqui e com outras experiências, será elaborado documentos para instruir os outros estados e municípios a desenvolverem seus processos próprios”, explicou Arthur.

O Subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde, Rodrigo Said, agradeceu a escolha de Minas Gerais para participar do projeto. Segundo o subsecretário, a seleção demonstra que algumas iniciativas em desenvolvimento no estado têm construído bons resultados. “As iniciativas de Gestão da Qualidade da Vigilância Sanitária que estão em curso em Minas procuraram aprimorar e organizar os processos de vigilância, qualificar e capacitar os trabalhadores, tanto municipais, quanto estaduais. Também houve um trabalho prévio que definiu ações de trabalho e estabeleceu normas e metas”, disse.

“O reconhecimento da atuação da vigilância sanitária do estado como uma experiência bem sucedida em gestão de qualidade se deve ao trabalho regionalizado e coletivo da VISA em Minas. Por meio das regionais de saúde buscamos ampliar e melhorar constantemente o trabalho da vigilância, capacitando os técnicos, esclarecendo práticas, definido ações e procedimentos de boas práticas”, explica o Superintendente Estadual de Vigilância Sanitária da SES-MG, Rilke Novato Públio.

Por Juliana Gutierrez