A Regional de Saúde de Coronel Fabriciano realizou nos dia 23 e 24 de agosto, na UnilesteMG em Coronel Fabriciano, um treinamento sobre os sistemas de informação do Programa Nacional de Controle da Dengue (SisPNCD) e do Levantamento Rápido do Índice de Infestação para Aedes Aegypti (LIRAa). O treinamento buscou atualizar as referências técnicas dos municípios e seus respectivos digitadores sobre as funções dos sistemas e os objetivos a serem alcançados por meio dele.

20170823 103333

Segundo Joel Caldas, referência técnica em arboviroses, este tipo de capacitação é muito importante, visto que LIRAa, ferramenta que identifica os locais com focos do mosquito nos municípios, passou a ser obrigatório para todas as cidades com mais de 2 mil imóveis. “O objetivo é que, com a realização do levantamento, os municípios tenham melhores condições de fazer o planejamento das ações de enfrentamento, controle e mobilização contra o mosquito Aedes Aegypti”, disse Joel.

Já Edelson Inácio Vieira, que também é referência técnica em arboviroses, apontou a rotatividade dos servidores e as dificuldades dos municípios que não possuírem servidores efetivos como uma das dificuldades do processo. Segundo Edelson, muitas referências técnicas e digitadores são celetistas ou contratados, e são responsáveis pela inserção de dados nos sistemas de informação. “Esta rotatividade grande de profissionais, torna necessário treinamentos frequentes para aprofundar e alinhar as ações”, ressaltou Edelson.

Durante o treinamento os técnicos ressaltaram as novas orientações para municípios com menos de dois mil imóveis. Além da obrigatoriedade do LIRAa, a Resolução determina a realização do Levantamento de Índice Amostral (LIA) nas localidades infestadas pelo vetor Aedes aegypti e que possuam menos de 2 mil imóveis. Os profissionais dos municípios atualizaram também seus conhecimentos a respeito da rotina de trabalho em campo, coleta dos dados, bem como utilização das plataformas dos sistemas.

A capacitação foi ministrada pelas referências técnicas em arboviroses da SRS de Coronel Fabriciano, Joel Caldas e Edelson Inácio Vieira, com apoio da secretária do Núcleo de Epidemiologia, Elaine Teles.