Em março de 2017, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) contabilizou 345 ações de mobilização social no Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado, realizadas pelos Núcleos Municipais de Mobilização Social. 

Institucionalizada no último dia 24 de março, a Rede Estadual de Mobilização Social foi criada em 2007 e é formada pelos Núcleos Municipais, Regionais e pelo Núcleo Central da Assessoria de Comunicação Social da SES-MG, que gerencia toda a Rede e realiza mensalmente o relatório com o balanço de ações.

Baseado nos conceitos de mobilização social, o papel da Rede em suas esferas (Nível Central, Regional e Municipal e a sociedade civil) é manter-se em movimento contínuo, com o objetivo de envolver toda a sociedade nas questões de prevenção e promoção da saúde, efetivando ações sobre todos os temas da saúde pública, levando informação clara ao indivíduo, de forma que ele entenda do que se trata, sinta-se parte do processo e se conscientize da importância do seu compartilhamento.

Exemplo disso foi a ação desenvolvida pelo Núcleo Municipal de Mobilização Social de Muriaé, pertencente à Regional de Saúde de Ubá, que foi realizada em uma comunidade do seu território, o Distrito Vermelho. No dia 24 de março, a equipe do Núcleo Municipal montou uma tenda na Praça Principal do distrito, munida de material informativo e mobilizadores sociais, com o lema “’CONHECER PARA COMBATER”. A ideia foi atrair os moradores para o interior da barraca com o propósito de orientar a população sobre a maneira de conter a multiplicação do mosquito Aedes aegypti.

Além da prevenção, também foram elucidados os sintomas da Zika, Chikungunya e Dengue – doenças oriundas do mosquito Aedes aegypti; a forma de procurar assistência médica no caso da identificação dos sintomas e como acessar o serviço “Fale Conosco” de atendimento a denúncias e informações de possíveis focos da Secretaria Municipal de Saúde de Muriaé.

Ainda, durante todo o dia na tenda houve a exposição das fases do ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti além de várias sugestões para mudança de hábitos da população e a conscientização junto aos trabalhadores do comércio local feita pelos diversos mobilizadores sociais do Núcleo. Participaram da ação não só os moradores da comunidade, mas também os dos arredores, os transeuntes, além de muitos alunos, de várias escolas do município, que exerceram diversas atividades educativas, tornando o encontro uma ação muito abrangente.

"O objetivo é incentivar toda a sociedade a realizar ações de enfrentamento, controle e prevenção ao mosquito transmissor das doenças, e ainda criar o hábito da participação”, disse Carla Morcerf, diretora de Vigilância Ambiental e referência em mobilização social do Núcleo Municipal de Muriaé, que acrescenta estar comemorando a redução da infestação do vetor, se comparar o mês de março/2017 com janeiro/2017.

“Nossas campanhas vão continuar e o projeto se estenderá ao longo do ano. Teremos várias atividades informativas, de esclarecimento e incentivo, nas quais estaremos sempre envolvendo nossos maiores aliados: as famílias”, completou Virlaine Lacerda, também referência em mobilização social do Núcleo Municipal de Muriaé.

Ainda em março, foram identificados mais 08 Núcleos Municipais de Mobilização Social que passaram a relatar a realização de ações. São dos seguintes municípios: Descoberto, da Regional de Saúde de Juiz de Fora, Canaã, Jequeri, Santa Cruz do Escalvado e São Miguel do Anta, da Regional de Saúde de Ponte Nova, Gonçalves, São José do Alegre e Senador José Bento da Regional de Saúde de Pouso Alegre. Atualmente, a SES-MG possui 692 Núcleos Municipais de Mobilização Social identificados.

 

Por Ana Rita Fernandes