Em 2016, até o momento (28/07/2016), foram confirmados 360 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave causados pelo vírus Influenza. Destes casos, 116 evoluíram para óbito: 70 por influenza A(H1N1)pdm09; 40 por Influenza A não subtipado; 3 por influenza B (sendo um de morador de município do estado de São Paulo), e 3 óbitos não classificados. Nestes óbitos não foi possível realizar o exame laboratorial, mas houve vínculo epidemiológico com pessoas que tiveram Influenza (e que não vieram a óbito).

» Clique aqui e acesse o Informe Epidemiológico da Gripe voltado para a IMPRENSA (atualizado em 29/07/2016, às 17h15)

» Clique aqui e acesse o Informe Epidemiológico da Gripe voltado para a ÁREA TÉCNICA (atualizado em 29/07/2016, às 17h15)

Dúvidas frequentes e outras informações sobre cuidados e prevenção da gripe estão disponíveis no site: www.saude.mg.gov.br/gripe

A SES-MG esclarece que o crescimento no número de registros de óbitos de uma semana a outra não expressa ocorrências recentes. A confirmação dos óbitos em decorrência da Síndrome Respiratória Aguda Grave causada pelo vírus Influenza ocorre após liberação de resultado de exame laboratorial especifico para o diagnóstico. Somente após essa confirmação é que os casos são inseridos no Informe Epidemiológico da Gripe. Dessa forma, o registro de óbitos é acumulativo e diz respeito a ocorrências de todo o período de janeiro a julho de 2016.

Por Jornalismo SES-MG