A Regional de Saúde de Unaí e a Secretaria Municipal de Saúde de Paracatu-MG divulgaram, durante reunião mensal da Comissão Integestores Regionais (CIR), nesta quinta-feira (3/10), no auditório da regional, os resultados das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) realizadas na cidade de Paracatu e na regional de Unaí. Na oportunidade, voluntárias destacaram os bons resultados terapêuticos alcançados junto à população paracatuense e servidores da regional, além de chamar a atenção dos gestores municipais de Saúde para relevância das PICS no âmbito da Atenção Primaria em Saúde.

A enfermeira e voluntária da Secretária Municipal de Saúde de Paracatu, Alessandra Maeda, destacou que as práticas melhoraram o atendimento nas unidades de saúde, e proporcionaram aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), modalidades terapêuticas que eles não tinham acesso e nem mesmo conhecimento. “Foi um grande avanço na Atenção Primaria, a porta de entrada do SUS. A Secretaria Municipal de Saúde adquiriu materiais para auriculoterapia. Hoje somos 13 profissionais capacitados e 11 realizando terapias. Fazemos cerca de 3 mil atendimentos anuais no Núcleo da Humanização e nas unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESFs). Os pacientes chegam nas unidades de saúde reclamando de dores, ansiedade, depressão e insônia. As terapias têm sido bem acolhidas pela população. Creio que elas promovem a saúde e o bem-estar dos nossos pacientes, inclusive existem entre eles muitos que são encaminhados pelos médicos e psicólogos da cidade. Isso é uma mostra da boa aceitação e inserção das PICS no município”, ressaltou Alessandra.

Créditos: Antonio Rodrigues

A coordenadora do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde e voluntária em auricoloterapia, Erica Viviane Antunes Lima, destaca que “terapias como a acupuntura auricular, chás medicinais, escalda-pés, massoterapia e meditação auxiliam o bem-estar dos pacientes. Além disso, proporcionam algumas ações curativas e aliviam dores agudas como artrite e artrose, e podem ser utilizadas na Atenção Primaria, enfatizou Érica.

O diretor da Regional de Saúde de Unaí, José Juliano Espíndola, também repercutiu durante a reunião com os gestores regionais a importância das práticas integrativas para a saúde e o bem-estar dos pacientes. “ Eu mesmo faço o uso de auricoloterapia. As terapias foram importantes para melhorar meu nível de ansiedade e minhas dores musculares. Consultamos nossos pacientes e 80% deles avaliam positivamente as práticas oferecidas na regional. E acredito, em nosso caso específico, que elas contribuíram para melhorar a qualidade de vida, aumentar o índice de motivação e a integração de nossa equipe de trabalho. Por isso acredito que é importante o compartilhamento dessas ações exitosas com os gestores da nossa região, apontou Juliano.

Por Antonio Maria Ferreira