Nesta terça-feira (13/08) os profissionais de saúde que compõem os 39 municípios da Regional de Saúde de Belo Horizonte, além de profissionais de outras cidades do estado, participaram do curso de Apoio Matricial na Atenção Básica. Ofertado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Fiocruz, o curso capacitou cerca de 90 profissionais e contou com o apoio do Núcleo de Educação Permanente da SRS-BH que cedeu o espaço para o evento.

A capacitação tem por objetivo qualificar o trabalho das equipes dos núcleos da atenção básica e dos profissionais dos núcleos de saúde da família. A Orientadora de Aprendizagem pela Fiocruz das turmas em Minas Gerais, Janete Coimbra, afirma que o grande objetivo do curso é qualificar a prática dos profissionais e ao mesmo tempo oferecer ferramentas teóricas para qualificação do trabalho e da assistência ao usuário. “Quanto mais os profissionais dominarem as ferramentas necessárias para o fazer prático a assistência ao usuário será qualificada”, afirmou.

Apoio Matricial

Janete também explica que o curso trabalha com outra perspectiva pedagógica que é a de construção a partir da problematização da realidade. O curso, realizado semipresencial, foi encerrado presencialmente hoje e continua no mês de outubro a distância, momento em que alunos e tutores discutem por meio de um fórum os temas pertinentes ao trabalho.

Neste último dia de capacitação foram trabalhados os seguintes conteúdos: O trabalho em rede, o acompanhamento do usuário em rede, a qualificação do olhar do profissional a partir da atenção básica pensando no usuário que percorrer a rede e o acompanhamento das equipes de saúde da família. Os tutores utilizaram textos e portarias com referenciais teóricos que irão ajudar na qualificação das práticas.

Ainda não foi definida a data para uma próxima turma mas o projeto é que outros profissionais sejam alcançados pela capacitação.

O material do curso Apoio Matricial na Atenção Básica está disponível neste link

Por Alessandra Maximiano