A Regional de Saúde de Governador Valadares (SRS-GV), por meio do Setor de Endemias do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVIGE), promoveu nos dias 12 e 13/08, no auditório da Associação dos Municípios do Médio Rio Doce (ARDOCE), reunião técnica sobre controle Vetorial das Arboviroses. Participaram do evento, coordenadores de endemias, digitadores do Sistema do Programa Nacional Controle da dengue (SisPNCD) e agentes de controle de endemias dos 51 municípios da área de abrangência da Regional de Valadares.

Oficina endemias arboviroses 2019 2

No dia 12 participaram os representantes dos municípios com inicial de A a J e no dia 13, aqueles de M a V. “O objetivo da reunião foi fornecer informações atualizadas aos profissionais da área, pois há uma grande quantidade de novos técnicos atuando nesse controle, assim poderemos contribuir para a capacitação desses profissionais e desenvolvimento mais qualificado de suas atividades, visando diminuir os casos de arboviroses”, afirmou a referência técnica de controle das Doenças transmitidas por Aedes da SRS-GV. Alex dos Santos de Assis.

Os participantes do evento tiverem acesso a um conteúdo que abordou temas como tratamento focal, delimitação de foco, supervisão das atividades, bloqueio vetorial, indicadores do PROMAVS (Programa de Monitoramento das Ações de Vigilância em Saúde), colinesterase, utilização de inseticidas e pesquisa larvária entre outros temas.

A coordenadora de endemias do município de Tumiritinga, Letícia Peres, informou que na sua cidade a situação epidemiológica está tranquila e sob controle, sendo que os casos que apareceram foram todos importados, mas que toda a atenção é necessária e encontros como o promovido pela SRS-GV são necessários. “A Reunião foi muito importante e produtiva, com muita informação atualizada, que utilizaremos no nosso trabalho do dia a dia”, finalizou.

Dados Dengue

O último boletim epidemiológico da Dengue produzido no dia 02/08 pelo Comitê Regional de Enfrentamento das Arbovires da SRS-GV, registrou que nas quatro últimas semanas epidemiológicas, dos 51 municípios da que compõem a SRS-GV, apenas o município de Cuparaque está com média incidência por 100 mil habitantes, sendo que 17 municípios apresentaram baixa incidência e 33 não notificaram dengue no período(silenciosos). Foram totalizados 105 casos prováveis da doença.

Por Frederico Bussinger