Dia 19 de junho foi a data escolhida pelas Nações Unidas como o Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme. O objetivo é dar visibilidade e reduzir as taxas de morbidade e mortalidade da doença, principalmente entre crianças e adolescentes. As diferentes formas da DF caracterizam-se por numerosas complicações que podem afetar quase todos os órgãos e sistemas, com expressiva morbidade, redução da capacidade de trabalho e da expectativa de vida, necessitando de identificação e tratamento precoce.

Uma das alterações genéticas mais frequentes no Brasil e no mundo, a incidência da doença no estado é de 1 para cada 1.400 recém-nascidos, segundo o programa de triagem neonatal em Minas Gerais (PTN-MG). Seu diagnóstico é confirmado pelo exame de eletroforese de hemoglobina. Em Minas, desde 1998 o exame de triagem neonatal para a doença falciforme, conhecido como teste do pezinho, é realizado pelo Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da UFMG – Nupad, oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde, desde 1998. “Há 21 anos, com o teste, as pessoas afetadas pela doença chegam à Hemominas mais rapidamente, onde são tratadas e recebem acompanhamento, em nível ambulatorial. Mas bem antes disso, os pacientes diagnosticados com a doença já recebiam atendimento na instituição”, afirma a médica hematologista Patrícia Cardoso.

Mais de 7 mil pacientes com doença falciforme são atendidos pela Fundação Hemominas. O atendimento requer uma atenção integral, com abordagens de vários profissionais de saúde, envolvendo todas as instâncias da rede pública de saúde. De acordo com Cardoso, “é necessário um conhecimento geral por parte da população, principalmente dos profissionais da saúde, para que possam prestar o atendimento de urgência que ela requer nas Unidades Básicas de Saúde. O paciente com esse tipo de hemoglobinopatia precisa ser atendido com prioridade”, afirma.

A Fundação Hemominas atende pacientes/familiares e profissionais de saúde com informações sobre a doença por meio do LigMinas 155 – Atenção Falciforme. As ligações são direcionadas ao médico de plantão que é responsável por orientar os pacientes de acordo com os sintomas apresentados. Atenção Falciforme é um serviço essencial para ajudar aos pacientes com a doença.

Por Ascom - Hemominas