A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com a Prefeitura de Carangola, inaugurou no sábado (18/05) mais uma unidade do Programa Farmácia de Todos na zona da mata mineira. A Farmácia irá beneficiar a população dos bairros Coroado, Santa Emília, Aeroporto, Eldorado, Vale dos Ipês, Armindo Cunha, Parada General e Bairro Floresta.

Na sede, o atendimento aos pacientes será realizado por equipe especializada e, de maneira humanizada, irá esclarecer dúvidas e oferecer informações. Os pacientes receberão os medicamentos mediante apresentação da prescrição médica emitida por profissionais da rede pública de saúde. Entre os medicamentos que serão disponibilizados estão anti-hipertensivos, analgésicos, antibióticos, ansiolíticos além de medicamentos utilizados no tratamento de diabetes e outros.

Essa unidade da Farmácia de Todos na cidade de Carangola tem o objetivo de descentralizar a distribuição de medicamentos da atenção básica fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A farmácia fica localizada à Av. Dr. Valdemar Soares, no Setor Coroado. Antes da inauguração, os medicamentos no município eram distribuídos somente na Farmácia do SUS, localizada na Policlínica Municipal.

Créditos: Antonio Rodrigues Nogueira

Para o coordenador do núcleo de atenção à saúde da Regional de Manhumirim, Eduardo Alves de Souza, a inauguração da Farmácia de Todos em Carangola representa um avanço e contribui para melhoria no atendimento à população. “O município passa a contar com uma estrutura adequada e um acolhimento que vai além de entrega medicamentos e, com isso, ganham todos os usuários do SUS, que passam a contar com uma assistência farmacêutica organizada e integrada”, destacou o coordenador.

Já o prefeito de Carangola, Paulo Pettersen em pronunciamento lembrou a importância da parceria entre município e Estado para consolidação da obra. “Esse benefício é fruto da parceria entre o Governo Estadual e o município. Mesmo em tempos de crise estamos buscando garantir melhorias para a saúde da nossa população e hoje mais uma importante obra é entregue à comunidade de Carangola”, frisou.

Farmácia de Todos

O Programa Farmácia de Todos tem a proposta de garantir o acesso de todos os mineiros a medicamentos gratuitos e ainda qualificar a Assistência Farmacêutica no Estado de Minas Gerais. Além disso, também propõe a estruturação adequada das farmácias públicas com objetivo de proporcionar atendimento humanizado e armazenagem adequada dos medicamentos. Com a execução das ações propostas, a Farmácia de Todos melhora o acesso a medicamentos e a qualidade de vida dos mineiros.

Por Antônio Rodrigues Nogueira