Doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela têm como transmissor o mosquito Aedes aegypti. Também chamadas de arboviroses, estas doenças tendem a proliferar ainda mais neste período do ano, tornando necessária uma atenção especial em seu combate. Com esse propósito os municípios das regiões de saúde de Betim e Contagem participaram de uma reunião nesta terça-feira, 19/03, no Hospital Regional de Betim.

No encontro os municípios apresentaram propostas dos planos de contingência para o combate às doenças. Os participantes conheceram a situação epidemiológica dos municípios, que apresentam taxas altas de transmissão para dengue.

Os municípios Betim, Bonfim, Contagem, Florestal, Igarapé, Juatuba, Sarzedo e Mário Campos apresentaram seus planos de contingência que incluíam atividades como a realização de sorologia em 100% dos pacientes, acompanhamento do Levantamento rápido de índices para Aedes aegypti (LIRA) e a realização de ações de mobilização social.

O Coordenador de Vigilância em Saúde da Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS-BH), Francisco Lemos, agradeceu a presença dos representantes dos municípios no evento.

“Neste período conhecer a atuação, as ações e a realidade de cada um é muito importante principalmente na questão assistencial”, disse.

Mobilização Social

A maioria dos focos do Aedes aegypti é encontrado em depósitos de inservíveis e por isso os mutirões de limpeza têm sido constantemente incentivados.

Em Igarapé o município desenvolve o projeto Casa Modelo. As casas vistoriadas pelos agentes e que não apresentam focos de dengue recebem um selo de destaque e ganham 5% de desconto no IPTU. As casas que apresentam os focos do mosquito possuem de 2 a 5 dias para regularizar a situação e, caso não realizem, uma multa também é lançada juntamente com o IPTU do morador.

Créditos: Alessandra Maximiano

Para conter as Fake News e inclusive prevenir a população sobre falsos agentes que visitam as casas das pessoas com a intenção de promover golpes ou roubos, a prefeitura de Juatuba gravou um vídeo explicativo sobre a abordagem, atuação e trabalho dos verdadeiros agentes de saúde. A iniciativa contribui para que a população não tenha resistência aos profissionais que na realidade estão a favor da saúde. Também nos municípios as crianças desempenham um papel fundamental ao serem agentes mirins e ensinarem aos pais sobre os possíveis focos do mosquito.

Para o Coordenador de Vigilância em Saúde da cidade de Sarzedo, André Travassos, o acompanhamento do calendário escolar junto as escolas também é muito importante.

“Procuramos tornar o combate ao Aedes como uma rotina de trabalho de todos. Desenvolvemos ações como mutirões de limpeza, avisos em carros de som, além de capacitar nossos profissionais para o atendimento as doenças”, afirmou.

A Coordenadora Técnica da Vigilância Epidemiológica da cidade de Betim, Cristiane Campos, afirmou que o encontro foi válido pois o Hospital Regional de Betim é referência em atendimento e internação para os outros municípios que participaram do evento.

“Foi de grande importância conhecer como as outras cidades estão trabalhando com as doenças provocadas pelo aedes. As informações permitem conhecer a realidade de cada uma e também nos preparar para possíveis demandas de atendimentos”, ressaltou.

Por Alessandra Maximiano