A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que a Atenção Primária (AP) resolva de 80% a 85% dos problemas de saúde de uma população. No Sistema Único de Saúde (SUS), a AP busca promover e prevenir agravos, melhorando os resultados em saúde e reduzindo custos para o sistema, uma vez que foca em prevenção e promoção.

Porém, não é possível pensar prevenção e promoção à saúde sem envolver os atores deste processo. Por isto, pensando em transformar a situação de saúde em Minas Gerais, a Política Estadual de Promoção à Saúde do Estado de Minas Gerais (POEPS), criada em abril de 2016, pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) busca diminuir as desigualdades e vulnerabilidades por meio do empoderamento individual e coletivo.

“A Política de Promoção à Saúde é uma normativa com diretrizes e estratégias a serem implementadas no Estado de Minas Gerais para contribuir para a melhoria da condição de saúde da população. Com a instituição de cinco indicadores que possibilitam o acompanhamento de sua implementação no Estado. Esses indicadores são monitorados quadrimestralmente pelas referências regionais de saúde”, explica Daniela Souzalima Campos, Diretora de Promoção à Saúde.

Pixabay

O objetivo é estimular a oferta de ações que contribuam para adoção de práticas saudáveis, a promoção da cultura de paz, e a valorização de saberes populares e tradicionais, além da atuação na formação e educação permanente em saúde, alimentação saudável e sustentável, e atividades físicas. “Isto significa corresponsabilizar estado, município e comunidade pela a implementação dessa política. A promoção da saúde qualifica as ações de saúde na atenção primária, aproximando as reais necessidades da população do serviço”, disse Daniela.

Cerca de 80% dos municípios mineiros ofertam ações de práticas de atividades corporais e/ou atividades físicas, no último ano 52.525 tabagistas realizaram tratamento para parar de fumar e mais de 70% realizam ações de atividades coletivas voltadas para temas de promoção da saúde, ações desenvolvidas na atenção primária à saúde dos municípios para apoiar as pessoas em escolhas saudáveis e contribuir para melhoria da qualidade de vida, entre tantas outras atividades realizadas.

Atuante na construção da política, como instrumento de disseminação de informações de promoção da saúde, o Blog da Saúde MG existe há três anos para apoiar as pessoas em escolhas saudáveis e contribuir para melhoria da qualidade de vida. O espaço digital foi criado para que o cidadão possa ter acesso às informações relacionadas à promoção da saúde. Além do Blog, o site #VidaSaudavel também atua no processo e permite pensar saúde como qualidade de vida: uma relação que é construída através da harmonia entre os indivíduos, os ambientes e os modos de viver.

Construindo uma política

Relembrando o processo de construção da Política Estadual, Daniela Souzalima conta que foram vários os atores envolvidos. A construção começou em 2014 quando a nova Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) reviu e ampliou o conceito de saúde. Sentido a necessidade de acrescentar especificidades do cenário epidemiológico mineiro, a Diretoria de Promoção à Saúde da SES-MG deu início em 2015 a uma reorganização da política estadual.

“Para compreender e conhecer as necessidades de saúde específicas do estado de Minas fizemos um mapeamento das ações que já estava sendo realizadas e buscamos ampliar as atuações. Mapeamos as necessidades e as características epidemiológica das regiões e buscamos construir uma política variada que refletisse as especificidades e a realidade de saúde de forma regionalizada”, lembra Daniela.

Com o a colaboração da Universidade Federal de Minas Gerais (SES-MG), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS-MG), das Unidades Regionais de Saúde (URS), municípios e outros órgãos, a SES-MG realizou 35 oficinas em 27 das 28 regionais de saúde do estado. As oficinas contaram com 966 participantes de 508 municípios do Estado.

A metodologia utilizada no processo foi premiada na IV Mostra de Experiência de Alimentação e Nutrição no SUS realizada em Porto Alegre em 26 de outubro de 2016. Um reconhecimento pelo trabalho conjunto, participativo e democrático.

Os produtos dessas oficinas deram origem a Política Estadual de Promoção da Saúde (POEPS) que agregaram a cada objetivo, valor e princípio, fundamento, estratégia operacional e transversal a identidade de Minas Gerais. Conquistando um lugar na agenda do SUS e sistematização das ações de educação permanente nessa área.

Plataforma virtual

No mês novembro deste ano, a SES-MG lançou uma plataforma virtual para os municípios compartilharem suas ações de Promoção da Saúde. A plataforma reúne um acervo virtual com experiências dos municípios mineiros na área de Promoção da Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), auxiliando na construção de conhecimento e aprendizado.

Os municípios que realizarem ações de educação em saúde ou atividades de mobilização social para promoção da saúde e controle do tabagismo, devem realizar o registro de sua experiência em formulário eletrônico contendo fotos da ação ou vídeos.

As experiências que foram realizadas em consonância com os valores, princípios e estratégias da Política Estadual de Promoção à Saúde do Estado de Minas Gerais (POEPS) são publicadas na aba Promoção da Saúde, dentro do hotsite Vida Saudável em uma espécie de repositório eletrônico virtual. Alguns destaques são replicados ainda no Blog da Saúde MG e nas redes sociais da SES-MG (Facebook, Twitter e Instagram).

Para Daniela Souzalima, o espaço virtual permite uma maior aproximação entre a gestão estadual e os profissionais que atuam com a Promoção da Saúde em seus municípios. “A SES-MG utiliza o espaço para compartilhar experiências e, ao mesmo tempo, disponibilizar atualização de materiais sobre Promoção da Saúde, como uma apresentação de um especialista, um vídeo, uma entrevista ou um artigo científico. É um espaço referência para disseminação de conhecimentos e práticas. Além de ser uma forma de reconhecimento e valorização das ações de cada município”, explica.

» Clique aqui e acesse o formulário para envio de informações para o acervo.

 

Veja também outras matérias da Retrospectiva (2015-2018):
- SES-MG divulga balanço geral da gestão 2015-2018
- Cobertura do SAMU Regional em Minas quase dobrou nos últimos 4 anos

 

 

Por Juliana Gutierrez