A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está lançando um jogo educativo para incentivar crianças a praticarem atividade física. Funcionando como uma atividade lúdica, cerca de 57 mil unidades do jogo estão sendo distribuídas para 5.711 escolas que fazem parte do Programa Saúde na Escola (PSE) e também para as escolas estaduais indígenas do Estado, para serem utilizados com as crianças do ensino fundamental.

O jogo funcionará como uma trilha na qual os participantes vão avançando e cumprindo as atividades propostas, compostas por brincadeiras que estimulam a prática de atividade física. As atividades realizadas por meio de brincadeiras e jogos contribuem para a queima de calorias, para a saúde e desenvolvimento das crianças e adolescentes, estimulando o desenvolvimento saudável de músculos e ossos e favorecendo o aumento de força, resistência e equilíbrio, a socialização e a competitividade saudável.

Além disso, o ato de brincar contribuirá para o desenvolvimento da linguagem, do raciocínio lógico e do pensamento, na socialização e no aumento da autoestima das crianças. Clique aqui e confira mais informações do jogo.

A referência técnica da Diretoria de Promoção à Saúde da SES-MG, Carolina Guimarães Marra Nascimento, explica que um dos objetivos da distribuição dos jogos é valorizar e resgatar as danças, jogos e brincadeiras que fazem parte da cultura e tradição de Minas Gerais.

“A elaboração do jogo tem como objetivo fazer com que as crianças se movimentem enquanto estiverem jogando, estimulando a adoção de hábitos saudáveis no cotidiano, de forma lúdica e prazerosa, além de resgatar jogos e brincadeiras que fazem parte da cultura e tradição de nosso Estado”, explica.

Incentivo à atividade física

A prática regular de atividade física é considerada como fator de proteção à saúde, sendo que de acordo com o American College of Sports Medicine (ACSM), o nível recomendado para adultos e idosos de atividade física é a realização atividades aeróbicas de intensidade moderada por pelo menos 30 minutos, cinco dias por semana ou atividades intensas (vigorosas) por, no mínimo 20 minutos, três vezes por semana.

Recomenda-se, ainda, a combinação entre atividades de intensidades moderadas e vigorosas. Para crianças e adolescentes é recomendada a realização de atividade física de intensidade moderada ou intensa por no mínimo, 60 minutos, no mínimo cinco dias por semana, se possível em todos os dias.

 

 

Por Jéssica Gomes