Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT)

A importância das causas externas (acidentes e violências) no cenário epidemiológico internacional, nacional e estadual é indiscutível.  Os acidentes e violências vêm configurando-se, nessas últimas décadas, como umas das cinco primeiras causas de mortes e internações. Além de serem responsáveis por mortes prematuras e sobrecarga nos serviços assistenciais, fatores que associados, elevam custos econômicos e sociais para seu controle no Estado de Minas Gerais.

A capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) em responder as questões que emergem desse panorama epidemiológico, tanto na assistência, quanto na vigilância desses agravos é um grande desafio que se coloca para o poder público. Por isso, ações conjuntas dos vários setores da sociedade, por meio de programas de educação em saúde e capacitação de profissionais são cruciais para a sua prevenção e controle.

Portanto, a implantação e implementação de um sistema de vigilância que possibilite o conhecimento da distribuição,  magnitude e tendências desses eventos, bem como de seus fatores de risco e proteção, faz-se necessário e urgente como ponto de partida para a garantia da melhoria da efetividade das ações voltadas para a prevenção das causas externas e da promoção da saúde.

Nesse sentido, a Subsecretaria de Vigilância em Saúde, por intermédio da Coordenadoria de Doenças e Agravos não Transmissíveis (CDANT) vem apresentar o presente instrumento, cuja finalidade é oferecer informações e fomentar a reflexão acerca da vigilância, prevenção e controle das causas externas no Estado de Minas Gerais.

Mais informações:

Coordenadoria de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (CDANT)

( 31) 3215-7253 / cdant@saude.mg.gov.br