Considerando a situação emergencial para o enfrentamento da Zika, Dengue e Chikungunya apresentamos neste espaço as informações para o apoio às ações assistênciais, educacionais e de vigilância e proteção à saúde. Confira:

- AÇÕES ASSISTENCIAIS

· Atualização na notificação/investigação da microcefalia e/ou alterações do SNC na gestação, parto e pós-parto: NOTA TÉCNICA N. 01/2016/CIEVS-MINAS/SUB.VPS/SES-MG.

· Atualização na notificação/investigação da doença aguda pelo vírus ZIKA em gestantes: NOTA TÉCNICA N. 02/2016/CIEVS-MINAS/SUB.VPS/SES-MG;

· NOTA INFORMATIVA CONJUNTA SAS e SVS - Esclarecimentos sobre as novas orientações divulgadas na coletiva de imprensa do dia 18 de novembro de 2016

MANUAL TÉCNICO DE ATENÇÃO À SAÚDE E RESPOSTA AOS CASOS DE INFECÇÃO PELO VÍRUS ZIKA EM GESTANTES, FETOS E RECÉM-NASCIDOS

QUADRO SÍNTESE

FLUXOGRAMAS PARA MANEJO CLÍNICO

TABELAS PARA MEDIDA DE PERÍMETRO CEFÁLICO

ALTERAÇÃO DAS ORIENTAÇÕES PARA COLETA DE MATERIAL BIOLÓGICO

PROTOCOLOS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

TELESSAÚDE EM APOIO AS AÇÕES DO ZIKA VIRUS

As ações do Telessaúde em Minas, englobam o Programa Tele Minas Saúde da SES-MG e o Programa Telessaúde Brasil Redes do Ministério da Saúde, que buscam melhorar a qualidade do atendimento da atenção básica no Sistema Único de Saúde, integrando ensino e serviço por meio de ferramentas de tecnologias de informação, que ofereçam condições para promover a Teleassistência e a Teleeducação.

Dentre os diversos assuntos abordados nesta ferramenta, criou-se uma nova temática: Zika para apoiar a atuação dos profissionais e esclarecer dúvidas referentes às condutas clínicas e exames laboratoriais e de imagem, com as ferramentas de Teleconsultorias e Webconferência.

Os serviços serão ofertados pela Rede de Teleassistência de Minas Gerais (RTMG) do Hospital das Clínicas e pelo Núcleo de Telessaúde Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, para todos os profissionais da Atenção Básica. Serão ofertados também Webconferências com temas específicos para as maternidades e Urgência.

Rede de Teleassistência de Minas Gerais (RTMG) - Hospital das Clinicas da UFMG

Teleconsultoria: www.telessaude.hc.ufmg.br/servicos/teleconsultorias

Teleeducação: www.telessaude.hc.ufmg.br/zika-virus-dengue-chikungunya

Manual de Teleconsultoria (639 KB)


Núcleo Técnico Científico de Telessaúde - Faculdade de Medicina da UFMG

Teleconsultoria: http://site.medicina.ufmg.br/cetes/

Teleeducação: www.medicina.ufmg.br/contraoaedes
E-Book - Cuidando do Recém-nascido de Alto Risco

Manual de Teleconsultoria
 (3.19 MB)


DÚVIDAS POR TELEFONE – Serviço disponibilizado pelo Ministério da Saúde

0800 644 6543 – Dúvidas Médicos e Enfermeiros da Atenção Básica

0800 645 3308 – Dúvidas Agente de Combate a endemias (ACE)  e Agente Comunitário de Saúde(ACS)


- AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Materiais de controle

Ministério da Saúde: Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti – LIRAa – para Vigilancia Entomológica de Aedes aegypti en Brasil

Ministério da Saúde: Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue

Ministério da Saúde: Avaliação da eficácia de análogos de hormônio juvenil e inibidores da síntese de quitina no controle de Aedes aegypti

Programa nacional de controle da dengue amparo legal à execução das ações de campo – imóveis fechados, abandonados ou com acesso não permitido pelo morador.

Informações Gerais: Febre do Zika Vírus

Ministério da Saúde: Procedimentos a serem adotados para a vigilância da Febre do vírus Zika no Brasil.

Ficha de notificação/conclusão: Sistema de Informação de Agravos de Notificação.

Microcefalia:

Informações Gerais: Microcefalia.

Ministério da Saúde: Protocolo de vigilância e resposta à ocorrência de microcefalia e/ou alterações do sistema nervoso central (SNC).

Ministério da Saúde: Protocolo de atenção à saúde e resposta à ocorrência de microcefalia relacionada à infecção pelo vírus zika.

 

- AÇÕES EDUCACIONAIS

Tendo em vista os dados epidemiológicos apurados no Estado de Minas Gerais em 2016, a   Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais em sua busca constante pela promoção a saúde e o enfrentamento da Dengue, Zika e Chikungunya institui, nesta página, um canal único e de rápido acesso a informações e ações educacionais ofertadas pelo Ministério da Saúde e outras Instituições Governamentais, que contribuam para o aprimoramento dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS).

Seguiremos potencializando a divulgação de conhecimentos científicos com ações educacionais diversificadas, entre cartilhas e cursos a distância, que ficam acessíveis eletronicamente e em tempo integral esperamos oferecer subsídios para que o profissional de saúde seja capaz de realizar rapidamente o diagnóstico, cuidado e controle destas doenças, munindo-os de conhecimentos e contribuindo para o trabalho em rede.


OFERTAS EDUCACIONAIS

Curso: Estimulação precoce em crianças com desenvolvimento neuropsicomotor decorrente de microcefalia e outros agravos

O Curso tem como objetivo instrumentalizar os profissionais das Redes de Atenção à Saúde do SUS, contribuindo no trabalho da estimulação precoce de crianças de 0 e 3 anos de idade com alterações do desenvolvimento neuropsicomotor. Embora com ênfase nas eventuais sequelas decorrentes da microcefalia pela Infecção do Vírus Zika, o conteúdo aqui reunido poderá também ser útil para o cuidado de crianças com outras condições ou agravos de saúde que interfiram no seu desenvolvimento neuropsicomotor.

Matrícula: https://ufrn.unasus.gov.br/moodle26/

Público-alvo: Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais, Psicólogos, Médicos e Enfermeiros.

Carga horária: 120 Horas

 

Curso Zika: abordagem clínica na atenção básica

O curso é composto por atividades interativas, estudo de casos-clínicos, vídeos com especialistas e entrevistas. Também são disponibilizados, na biblioteca virtual, livros e vídeos com conteúdos referentes ao tema para o aluno que desejar aprofundar seus conhecimentos.

Matrículas: 19/02/16 a 15/02/17 clique aqui.
Público-alvo: Profissionais de saúde e demais interessados
Carga horária: 45 horas

Caro (a) Profissional,

A virtualização do mundo contemporâneo e suas novas tecnologias têm contribuído a cada dia para a democratização do conhecimento e acesso a formação. Neste contexto, a Educação a Distância se mostra uma ferramenta eficiente na integração do ensino e serviço para os profissionais de saúde, principalmente pela possibilidade de acesso que oferece.

Porém, para desfrutar deste beneficio é importante compreender que nesta modalidade de ensino, a figura central de todo o processo de aprendizagem é o aluno.

Você precisará organizar seu tempo para dedicação dos estudos e participar ativamente em busca da consolidação de sua rede colaborativa de aprendizagem, por meio da interação com seus colegas.

Lembre-se:

Um aluno on-line bem sucedido reelabora e aplica as informações apresentadas em seus estudos em sua realidade profissional!

 

TUTORIAL PARA ACESSO AOS CURSOS

Tutorial de Acesso (1.38 MB)