A partir do próximo dia 1º de novembro os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) residentes em Montes Claros e que recebem medicamentos do componente especializado, vão passar a serem atendidos na Farmácia Integrada administrada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. A Farmácia está sediada na Rua Cassimiro de Abreu, 77, bairro Santo Expedito, ao lado do Hospital Universitário Clemente de Faria. A unidade foi construída com recursos financeiros do Governo do Estado e será gerenciada pela Prefeitura.

​O ​coordenador do Núcleo de Assistência Farmacêutica da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS), Marcos Dângelis Aguiar explica que Montes Claros é o segundo município do Estado que passará a assumir a entrega de medicamentos especializados. Trata-se de uma iniciativa do Governo do Estado de repassar aos municípios sedes de superintendências e gerências regionais de saúde a responsabilidade pela entrega de medicamentos especializados aos usuários do SUS, trabalho este já iniciado no município de Manhumirim​. ​

Após a conclusão da transferência do serviço aos municípios sedes de superintendências e gerências regionais de saúde, a iniciativa será estendida às cidades que possuem unidades do Programa Farmácia de Todos.

A previsão é de que os municípios fiquem responsáveis apenas pela entrega de medicamentos e recebimento de processos de solicitação de remédios que são adquiridos pelo Governo do Estado e Ministério da Saúde. A análise dos processos continuará sendo realizada pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Créditos: Pedro Ricardo

Com a transferência do serviço para Montes Claros desde a primeira quinzena de outubro os usuários do SUS, que atualmente são atendidos pelo Núcleo de Assistência Farmacêutica da SRS, passaram a receber orientações de que a partir de novembro serão atendidos na Farmácia Integrada. Para efetivar a transferência os usuários deverão comparecer ao Núcleo de Assistência Farmacêutica da SRS, no bairro Edgar Pereira.

Até fevereiro de 2018 somente os usuários que fazem uso de medicamentos termolábeis (que são mantidos em geladeira) continuarão sendo atendidos pela Superintendência Regional de Saúde. A Farmácia Integrada está sendo equipada para, a partir de fevereiro, passar a atender também os usuários de medicamentos termolábeis.

Vantagens

No caso de Montes Claros o coordenador do Núcleo de Assistência Farmacêutica da SRS ressalta que os usuários do SUS terão maior facilidade para recebimento dos medicamentos por passarem a ter acesso a uma unidade de atendimento localizada próxima ao centro da cidade e dotada de estrutura para tal finalidade.

Além disso, outra vantagem será a otimização do atendimento dos usuários do SUS. Isso porque, o município de Montes Claros atenderá sua população própria, ​enquanto a Superintendência Regional de Saúde continuará atendendo​o ​​ ​à​s demandas de usuários do SUS residentes em outros 52 municípios que integram a sua área de atuação.

O coordenador ​Marcos Dângelis ressalta que quando todo o processo de dispensação de medicamentos for transferido para os municípios​, ​o Núcleo de Assistência Farmacêutica da SRS passará a monitorar os trabalhos realizados pelas farmácias integradas e investirá na realização de oficinas de capacitação. A meta é melhorar os serviços prestados pelos municípios aos usuários do SUS e estimular o uso racional de medicamentos, atividade indispensável para o sucesso da terapia medicamentosa.

Por Pedro Ricardo