Na tarde desta sexta-feira (20/10), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em alusão ao movimento Outubro Rosa, promoveu o Dia Rosa, na Cidade Administrativa de Minas Gerais, no hall do prédio Minas. De maneira descontraída e com a apresentação do grupo “Samba na Roda da Saia”, a ação teve como objetivo conscientizar as mulheres sobre seus direitos à saúde integral e equânime, considerando as especificidades, singularidades e a diversidade de gênero, focada no autocuidado, não só com visitas periódicas ao médico, mas também à prevenção de doenças, como o câncer de mama e do colo do útero. A atividade contou com o apoio da Associação dos empregados da Minas Gerais Administração e Serviços (MGS).

Para a coordenadora de Atenção à Saúde das Mulheres e Crianças, Ana Paula Mendes Carvalho, ações como essas são essenciais para reforçar a importância dos cuidados com a saúde. “É uma oportunidade muito boa para reforçar o combate ao câncer de mama e de poder conscientizar a trabalhadora sobre os cuidados com a saúde e pensarmos também que o desenvolvimento do câncer tem muita relação com alguns hábitos de vida. Momentos assim de lazer contribuem também para a conscientização e uma melhor qualidade de vida”, afirmou.

Além da atração musical, as trabalhadoras e trabalhadores participaram da Roda de Conversa sobre a Prevenção e tratamento do câncer de mama: novas perspectivas na prevenção e no tratamento do câncer de mama, com o Mastologista Regis L’Abatte. Durante o encontro, foram abordados assuntos referentes à doença, formas de prevenção, diagnóstico precoce, fatores de risco, exame clínico das mamas, tratamentos, direitos das mulheres com câncer, entre outros pontos.

Roda de Conversa sobre a Prevenção e tratamento do câncer de mama - Créditos: Janice Drumond

Ao falar sobre prevenção, Regis L’Abatte, reforçou a importância da mulher se cuidar e fazer os exames preventivos. “Além do histórico familiar e lesões nas mamas, vários outros fatores de risco estão relacionados a esse tipo de câncer, como sobrepeso, tabagismo, radiações em altas doses. É muito importante ter uma alimentação saudável, evitar excesso de bebidas alcoólicas, prática regular de atividades físicas, entre outras ações, na prevenção da doença. Os exames de rastreamento também são importantes para o diagnóstico da doença em fases iniciais. A mamografia é um procedimento simples, utilizado na detecção precoce e na diminuição da mortalidade por câncer de mama. Deve ser realizada a cada 2 anos, associada ao exame físico das mamas”, explicou.

Ao abordar sobre o autoexame, o médico explicou que ele é importante mas não é conclusivo como diagnóstico. “O autoexame é uma forma de autoconhecimento, onde a mulher possa ficar atenta a avaliação das próprias mamas, mas não substitui um exame de rastreamento. Existem nódulos que estão numa fase tão inicial e em uma camada mais profunda da mama, que fica impossível ser percebido por meio do apalpamento. Por isso recomendamos a mamografia”, complementou.

Para a trabalhadora da SES-MG, Cláudia Rodrigues, que descobriu um nódulo benigno na mama em 2015, a roda de conversar foi esclarecedora. “Quando fui diagnosticada fique com um monte de dúvidas e, muitas das vezes, o médico não tem muito tempo para esclarecer todas elas. Ter momentos como esse que tivemos hoje, com um médico mastologista, foi muito importante, pois tirei dúvidas que eu tinha desde quando descobri o nódulo. Foi muito enriquecedor”, finalizou.

Campanha Outubro Rosa

A campanha publicitária da SES-MG aborda o cuidado integral à saúde da mulher, respeitando as especificidades e diversidade de gênero. O cuidado com a saúde deve ser realizado durante todos os dias do ano, mas no mês de outubro há um reforço a mais no Sistema Único de Saúde (SUS). Com o conceito “O sempre é o momento ideal para cuidar da sua saúde”, a campanha busca conscientizar as mulheres sobre seus direitos à saúde integral e equânime, considerando as especificidades, singularidades e a diversidade de gênero, focada no autocuidado, não só com visitas periódicas ao médico, mas também à prática regular de atividades físicas, boa alimentação e prevenção de doenças, como o câncer de mama e do colo do útero.

Próxima ações

Para a próxima semana, em continuação das ações do Outubro Rosa, estão previstas Rodas de conversas sobre “Desafios e Vivências Trans e Travestis na Saúde” e “Saúde da Mulher Negra”, além da apresentação do Grupo de Teatro Saúde em Cena.

Acompanhe o calendário no site: www.saude.mg.gov.br/saudedamulher

Mais opções de fotos estão disponíveis em: https://www.flickr.com/photos/saudemg/

Por Jornalismo SES-MG