A Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, realizou durante toda esta semana, 16 a 20/10, em seu auditório, a capacitação de Atualização em Reconhecimento Geográfico (RG) para Agentes de Combate a Endemias (ACE) e referências técnicas municipais da Microrregião de Saúde de Ipatinga e Coronel Fabriciano/Timóteo. O encontro finalizou um ciclo de capacitações que começou no mês de agosto na Microrregião de Saúde de Caratinga.

De acordo com a Equipe Técnica em Saúde Pública da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, Coordenada por Sérgio Ribeiro, “o objetivo da capacitação foi aperfeiçoar os trabalhos operacionais de reconhecimento geográfico realizado pelos ACE’s que atuam nos municípios das três Microrregiões de Saúde do território Vale do Aço, para que estes atualizem os mapas de reconhecimento geográfico (RG) dos seus respectivos municípios”, analisou.

Créditos: Flávio Samuel

A equipe destacou durante a capacitação que o Reconhecimento Geográfico (RG) é o instrumento que tem a finalidade de identificação e registro de localidades e imóveis, no intuito de nortear as ações a serem executadas no município para enfrentamento de arboviroses e outras endemias. “Este trabalho técnico é a descrição de uma localidade através de traços geométricos, gráficos e dados estatísticos. E geralmente é realizado antes das atividades de controle vetorial nas áreas urbanas ou rurais sem delimitações, viabilizando os demais trabalhos de Vigilância”, explica Sérgio.

O Técnico em Saúde Pública, Adeir Cassemiro, informou durante sua apresentação que é função do ACE o Reconhecimento Geográfico (RG), registrar informações sobre o número de quarteirões e imóveis existentes, detalhes diversos, a situação de cada localidade em relação às vizinhas, ou seja, facilitar a localização dos imóveis. “O Reconhecimento Geográfico (RG) em uma localidade têm como alvo aquelas localidades quer sejam sedes municipais, ou localidades rurais que não disponham de mapas detalhados de suas áreas, levantadas através de fotogrametria, ou construídos a nível local” finalizou Adeir.

Por Flávio Samuel