Durante toda a semana, de 16 a 20 de outubro, foi realizado o segundo curso de atualização para o trabalhador da sala de vacina, no auditório da Regional de Saúde de Juiz de Fora. O evento contou com a coordenação da Vigilância em Saúde e Vigilância Epidemiológica da Regional e foi voltado para os municípios de Juiz de Fora, Pequeri, Bicas, Santos Dumont, Mar de Espanha, Matias Barbosa, Guarará, Rio Novo, Aracitaba, Piau, Oliveira Fortes, Ewbanck da Câmara, Descoberto, Senador Cortes, Chacará, São João Nepomuceno e Manhumirim. O objetivo foi aprofundar e propor reflexões referentes às complexidades que envolvem o processo de vacinação, buscando a atualização dos profissionais que atuam nas Unidades de Saúde do Programa Nacional de Imunização.

Créditos: Adriana Mendes

A monitora do curso e referência em Imunização da Regional de Patos de Minas, Alaídes Gonçalves Correa, falou sobre os temas abordados ao longo do treinamento. “Tivemos um primeiro momento de acolhimento e integração com os participantes. Logo depois, abordamos temas sobre as condições de vida e de saúde das áreas que são abrangidas pela Estratégia de Saúde da Família (ESF), organização das Redes de Assistência, Sistema Único de Saúde (SUS), recursos financeiros, calendários vacinal do Programa Nacional de Imunização (PNI), indicações e contra indicações de vacina, acolhimento do usuário na sala de vacinação, Rede de Frios, resíduos resultantes da sala de vacinação, preparo e aplicação de vacinas, eventos adversos, planejamento e avaliação, estratégias de vacinação, setores de informação do PNI, entre outros”, explicou.

Para a coordenadora de Vigilância em Saúde e Vigilância Epidemiológica da Regional de Juiz de Fora, Claudia Aarestrup, o Programa Nacional de Imunização tem crescido muito e vem incorporando novas vacinas e ampliando os grupos de pessoas contempladas com as vacinas. "Daí a importância e a necessidade de criar oportunidades permanentes da capacitação para atualização e aperfeiçoamento do trabalhador da sala de vacina”, complementou.

Por Adriana Mendes