Na tarde desta quarta-feira (18), a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), realizou o curso "Comunicação e Informação em Saúde", que integra os “Cursos Livres: Constituindo potências para o trabalho no SUS".

jean1

A ação educacional visa fornecer informações sobre o campo da comunicação e sua relação com a área da saúde pública e coletiva, permitindo aos alunos ter uma visão mais crítica e a aprofundada da comunicação social.

A aula foi ministrada pelo coordenador da especialização em Comunicação e Saúde, Jean Alves, e pela coordenadora de jornalismo da instituição, Sílvia Amâncio, que abordaram questões teóricas e práticas dos campos de conhecimento.

Segundo Jean Alves, o tema é essencial para o atual momento do Sistema Único de Saúde (SUS), por debater questões como mobilização, participação, direitos e democratização da comunicação no Brasil. “Hoje nós falamos de um campo que existe estruturado, que busca trazer participação e democratização do acesso. Comunicação é fundamental para tentarmos melhorar o sistema de saúde que temos e informar cada vez mais essa população, tornar o SUS cada vez mais universal. Para os trabalhadores do SUS ele é fundamental, para melhorar a forma de comunicar e informar os usuários e também as equipes”, aponta.

Conhecimento

Kátia Barros, enfermeira no Hospital João XXlll da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), destaca que a qualificação de quem atua no SUS é imprescindível. “Acho importante o curso oferecido pela ESP-MG, aumenta nosso conhecimento sobre o SUS, e nos traz uma visão totalmente diferente para mim que trabalho na ponta do sistema, ter uma visão mais abrangente é de extrema importância", disse.

Já Alessandra Ribeiro, jornalista na Regional de Saúde de Belo Horizonte, afirma que o curso vai possibilitar uma forma diferente de informar sobre o SUS, direcionada e específica. "Eu acredito que o conteúdo do curso possa melhorar nossa atuação, em especial comunicar para todos os tipos de público do SUS. Temos aqui pessoas que trabalham com atendimento direto, na parte burocrática, entre outros, buscando melhorar sua atuação. Nós temos que entender que tipo de público nós atendemos para trazer uma comunicação específica, que seja acessível. Uma comunicação que acontece apenas de um lado não é efetiva, devemos fazer com que o conhecimento seja alcançado por todos, essa é a missão do SUS, difundir saúde e informação para todos e com qualidade", afirma.

A Assistente Social Lourdes Veloso, do município de em Lagoa Santa (Região Metropolitana de Belo Horizonte), aponta que a comunicação é necessária para efetivar a qualidade do atendimento aos usuários. "A comunicação é importante em todo o tempo e local, e nós temos que procurar a melhor forma de se comunicar com o público que nós atendemos. Nada mais adequado do que estarmos conscientes das técnicas de comunicação e informação para que se efetive essa dinâmica no SUS”, falou.

A ação

O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da ESP-MG, pela primeira vez, promove a seleção de alunos para os Cursos Livres. São 17 cursos gratuitos, sendo onze na área de Saúde Pública e seis na área de Planejamento e Gestão Pública, totalizando cerca de 600 vagas direcionadas aos trabalhadores do SUS, com qualquer nível de formação, que atuam na saúde pública em Minas Gerais.

A segunda edição do curso “Comunicação e Informação em Saúde” será no próximo dia 08 de novembro.

Por Ayrá Sol Soares (ASCOM ESP-MG)