Nesta quinta e sexta-feira, 19 e 20/10, ocorre, no auditório da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Doce (Ardoce), uma capacitação sobre o Sistema de Serviços Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS). O evento, que  é uma promoção do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS),  tem como público prioritário os gestores municipais e contadores dos 51 municípios da área de Abrangência da Regional de Saúde em Governador Valadares.

Crédito: Frederico Bussinger

O Coordenador Substituto do SIOPS no Ministério da Saúde, Wesley Rodrigues Trigueiro, que no evento estava acompanhado de Célia Lima Rodrigues e Carla Cavalcante também do Ministério, destacou a proposta da oficina. “O nosso objetivo é capacitar e atualizar gestores e técnicos municipais que operam o sistema que estão chegando agora com as mudanças que aconteceram nas administrações no ano passado e principalmente melhorar a qualidade dos dados informados, para que  reflitam ao máximo a realidade local, já que o SIOPS é utilizado  desde o universitário que esta fazendo um trabalho de conclusão de curso até o gestor que elabora as  políticas públicas de saúde. Isso vai permitir que saibamos, inclusive, o quanto se gasta em Saúde no Brasil.”, afirmou

A Secretária Municipal de Saúde de Mathias Lobato e Coordenadora Regional do COSEMS, Juscélia Almeida de Matos Fernandes, também ressaltou a importância da capacitação para os municípios. “Essa atualização promovida pelo Ministério da Saúde junto como Estado é muito necessária para os gestores, principalmente os novos, que vão poder acompanhar mais de perto o que se está gastando e o que precisa ser gasto com saúde, trazendo também uma nova visão de qual é forma correta de aplicação do dinheiro público, dentro do que é preconizado pelo Ministério e pela SES-MG” concluiu.

A capacitação contou também com a participação de José Eustáquio de Souza e Cássia Maria Gonçalves França, ambos da Coordenação do Núcleo Estadual do SIOPS, da Coordenadora do Núcleo de Gestão Regional da Regional de Saúde de Governador Valadares, Daniela Silva Matos e Laura Helena de Medeiros Gomes, do Setor de Finanças da Regional.

Por Frederico Bussinger