A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas (ESP-MG) realizou nesta quarta-feira, (18/10), a doação de livros para o "Projeto Leitura: Uma Boa Dose de Saúde", ação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Divinolândia de Minas (Vale do Rio Doce). A entrega dos livros foi realizada pelo bibliotecário da instituição, Jefferson Oliveira, ao Secretário Municipal de Saúde, Vagmar Carlos Soares, idealizador do projeto. 

O pedido de doação dos livros chegou na Escola por meio da Biblioteca, e foi atendido prontamente como conta o responsável pelo setor. “A Biblioteca com sua função social acredita ser importante existir o estímulo à leitura, mesmo se tratando de uma biblioteca técnica da área de saúde pública, nós temos a parte de literatura e valorizamos a prática, que é uma forma de entretenimento. Nós achamos que doar estes livros é importante para instigar a leitura. Quando o Carlos nos contatou não tínhamos livros de literatura para doar, mas a Escola fez uma campanha e conseguimos exemplares muito bons", conta Jefferson. 

livros2

Segundo o secretário, o projeto visa estimular a leitura dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do município como meio de informação, conhecimento e lazer, contribuindo para a saúde individual e coletiva. “Os livros estarão disponíveis para as pessoas que aguardam à consulta na Unidade Básica de Saúde (UBS) no centro da cidade e no Programa Saúde da Família (PSF), no bairro Figueiredos”, diz.  

Ainda segundo ele, mesmo o projeto sendo novo, a ESP-MG atendeu ao pedido prontamente mobilizando as doações. “A Escola doou mais de 40 livros de autores renomados e com temas variados, conto com a instituição para ações futuras", alegra-se. 

Acervo 

Com a doação da ESP-MG, o acervo do Projeto Leitura conta com quase 200 obras. A ideia do gestor é a abertura de mais uma biblioteca no PSF na região central do município onde circulam cerca de 4200 pessoas diariamente.
Para doações de livros, ente em contato: carlos.soares2000@yahoo.com.br.

Por Ayrá Sol Soares (ASCOM/ESP-MG)