Nesta terça-feira, 10/10, gestores e técnicos de saúde de municípios do Norte de Minas foram alertados pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) a intensificarem as ações de orientação das mulheres quanto à necessidade de realização de exames de prevenção contra os cânceres de mama e de colo do útero.

Os gestores participaram de reunião unificada da Comissão Intergestores da Região Ampliada de Saúde do Norte de Minas (Cira), realizada no auditório do Hospital Universitário Clemente de Faria. Na ocasião, a referência técnica da Coordenadoria Estadual de Saúde da Mulher, Michele Souza, falou sobre a campanha Outubro Rosa criada pela SES-MG visando orientar os municípios e a população em geral quanto à importância da realização de exames preventivos contra o câncer.

Créditos: Pedro Ricardo

Michele Souza lembrou que os cânceres de colo do útero e de mama são algumas das doenças que mais causam óbitos em todo o país. Nesse contexto, frisou que os serviços de saúde dos municípios precisam estar preparados para orientar as mulheres quanto à necessidade de adotarem hábitos saudáveis de vida, além da realização de exames periódicos para prevenção contra doenças.

“Esse trabalho precisa ser desenvolvido durante todo o ano e não apenas em outubro”, ressaltou a referência técnica da SES-MG. Por esse motivo, explicou Michele Souza, a Secretaria de Estado da Saúde criou campanha publicitária inspirada no Movimento Outubro Rosa tendo o objetivo de divulgar informações acerca da rede de atenção ao câncer de mama e ao câncer do colo do útero no Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo a promoção da saúde e as diretrizes para detecção precoce das doenças e tratamento.

O material publicitário que começa a ser disponibilizado para os municípios nesta semana foi criado com o objetivo de possibilitar aos técnicos e gestores de saúde implantar ações de mobilização dos diversos segmentos da sociedade durante todo o ano e não apenas durante o mês de outubro.

Seminário

Como parte integrante de várias ações previstas para serem implantadas neste mês, Michele Souza falou sobre a realização do III Seminário de Saúde das Mulheres: O Sempre é o Momento Ideal para Cuidar da sua Saúde. O evento será realizado no próximo dia 19/10, no auditório da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) sediada na Avenida Augusto de Lima, 2061. Barro Preto, em Belo Horizonte, numa iniciativa conjunta da SES-MG com a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O Seminário será realizado no período de 8h30m às 12h30. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do seguinte endereço eletrônico: www.saude.mg.gov.br/seminariosaudedasmulheres

Por Pedro Ricardo