Na última sexta-feira (06/10), a Regional de Saúde de Ituiutaba realizou a abertura oficial da Campanha Regional Outubro Rosa, para a conscientização sobre a saúde da mulher, prevenção do câncer de mama, do colo do útero e autocuidado. Durante a abertura, foi realizada uma mobilização no pátio da Prefeitura Municipal de Ituiutaba com distribuição de folhetos e prestação de informações sobre prevenção das doenças.

De acordo com a enfermeira e referência técnica em Saúde da Mulher, Raquel de Oliveira Borges, a campanha fortalecerá a prevenção e o cuidado integral com a saúde das mulheres de toda a região. “A Campanha Regional Outubro Rosa vislumbra sensibilizar todos os gestores da microrregional para desenvolver atividades preventivas e educativas em seus territórios durante todo o ano”, explica.

Céditos: Otalino Antonio

Durante a mesa de abertura, a médica ginecologista e obstetra Alice Bertelli, falou sobre a saúde integral da mulher e os cuidados relacionados ao câncer de mama e do colo do útero. Já a mobilização contou com a parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Ituiutaba, Secretarias Municipais de Saúde de Ituiutaba e Capinópolis, Farmácia Cruzeiro, Grupo Infantil e Boticário.

Cuidado integral com a saúde da mulher

A saúde das mulheres necessita de cuidados cotidianos como alimentação saudável, prática regular de atividades que promovam o bem-estar e visitas periódicas aos profissionais de saúde. Por isso, o Sistema Único de Saúde (SUS) busca conscientizar as mulheres sobre seus direitos à saúde integral e equânime, considerando as especificidades, singularidades e a diversidade de gênero, focada no autocuidado, não só com visitas periódicas ao médico, mas também à prática regular de atividades físicas, boa alimentação e prevenção de doenças, como o câncer de mama e do colo do útero.

Por Otalino Antonio Rodrigues Filho

Enviar para impressão