Nesta sexta-feira (29/09), o Blog da Saúde MG celebra dois anos no ar. Criado com o intuito de mobilizar e promover ações de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS)  em Minas Gerais, a plataforma da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) veicula diversos assuntos ligados à saúde pública com uma linguagem mais descontraída, além de divulgar cursos, palestras, oficinas e eventos que acontecem pelo Estado. 

“O blog foi lançado dia 29 de setembro de 2015, no entanto, o projeto de criação começou em março. Sentíamos falta de um espaço na internet que pudesse trabalhar a informação de forma mais leve e que pudesse falar a mesma linguagem do internauta”, analisa Wander Veroni Maia, Coordenador de Comunicação Digital da SES-MG e idealizador do projeto.

Crédito: Marcus Ferreira

Para o coordenador, o balanço desses 24 meses no ar é positivo e disponibiliza à população mineira uma nova forma de receber notícia, de maneira descontraída, mas não menos eficiente. “Foram feitas diversas pesquisas e debates com a equipe sobre o formato e a plataforma tem nos trazido muitas experiências novas, pois o blog, acima de tudo, é um local de experimentação de novas narrativas jornalísticas. Fico muito feliz de ver o quanto ele cresceu nesses dois anos e vem se mostrando uma ferramenta útil dentro da Comunicação Digital da SES-MG”, afirma Wander Veroni.

Veja também:
- #NiverDoDia: “Blog da Saúde MG” completa dois anos no ar

Além de divulgar notícias de forma mais leve, a plataforma foi pensada para compor acessos de todos os tipos. Atualmente, cerca de 53% das visitas ao blog são via mobile, ou seja, a maioria dos acessos é feita por pessoas que utilizam dispositivos móveis para acompanhar o que é postado no canal.  “Hoje em dia muitas pessoas acessam o conteúdo informativo por meio do celular, seja por redes sociais, seja pelo próprio navegador. Um número tão expressivo via celular mostra que o público elegeu o Blog da Saúde MG como um canal confiável de informação e, mais do que isso, que a visualização desse conteúdo é adaptável a qualquer tipo de tela, o que faz toda a diferença para o sucesso dessa audiência em dispositivos móveis”, pontua o coordenador.

O Blog da Saúde MG está dividido entre as seguintes seções: artigos; ciência; publicação de pesquisadores de comunicação e saúde; saúde entrevista; entrevista com especialistas da área de saúde pública; saúde e literatura; artigo ou resenha de livros e filmes da área de saúde; mito ou verdade; post informativo que esclarece dúvidas ou desmente boatos relacionados à saúde; saúde na cozinha; dicas de alimentação saudável; top 5 e um espaço  para que as Regionais de Saúde possam dar voz aos mais diversos assuntos e ações de sua região. “Dessa forma, todas as ações de saúde do Estado de Minas Gerais são amplamente divulgadas e chegam ao conhecimento de toda a população”, avalia Wander Veroni.

O projeto compõe a estratégia da Comunicação Digital da SES-MG que, desde março de 2015, busca promover um diálogo mais amplo e descontraído por meio da linguagem web e busca aumentar a participação ativa do público nessa esfera. “Trabalhamos para que o blog continue crescendo e disseminando informações para todas as usuárias e usuários do SUS em Minas Gerais, além de ir experimentando novas formas de narrativas jornalísticas para que o internauta possa ter um espaço confiável de informação para o fortalecimento do SUS”, destaca Wander Veroni. 

 

Por Paula Gargiulo