A Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis realizou nesta quinta-feira, (28/09) um encontro com Secretários Municipais de Saúde da Região Ampliada Oeste para apresentação e discussão do Diagnóstico hospitalar das unidades do Sistema Único de Saúde de Minas Gerais. Posteriomente, ele servirá para a Formulação da Política Hospitalar do Estado. O objetvo do encontro foi apresentar aos gestores a classificação dos hospitais de acordo com a tipologia desenvolvida pela Secretaria de Estado de Saúde Minas Gerais e debatida com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG). A metodologia leva em consideração o nível, a função, a abrangência e usa como referência a resolubilidade dos hospitais. “ Há dois anos, a Secretaria de Estado da Saúde começou este diagnóstico. Nós estamos apresentando os resultados deste estudo. É importante a participação de vocês aqui hoje, justamente para conhecermos e apropriarmos desta metodologia para que possam discutir e propor alterações”, destacou a Superintendente Regional de Saúde de Divinópolis, Rosemary Mendes Magalhães Vida Gomes.

Créditos: Willian Pacheco

Na reunião, os gestores puderam analisar e comparar a classificação das instituições que compõem a Rede Hospitalar da Região Centro-Oeste, conforme a Deliberação CIB-SUS/MG Nº 2.237 de 09 de dezembro de 2015. “Estamos apresentando a Tipologia Hospitalar do SUS/MG, considerando PDR-SUS/MG [Plano Diretor de Regionalização], carteira de serviços hospitalares e indicadores de resolubilidade nas regiões de saúde do Estado de Minas Gerais”, explicou a Referência Técnica de Política Hospitalar do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde da SRS-Div, Maria Aparecida.

Por Willian Pacheco