Regional de Saúde de Uberlândia implantou a partir desta quarta-feira, (27/09), o Levantamento Rápido de ÍndicesAedes aegypti (LIRAa) em cinco municípios da região: Abadia dos Dourados, Araporã, Estrela do Sul, Indianópolis, Iraí de Minas.

O LIRAa é uma metodologia de pesquisa para o mapeamento dos focos de infestação por Aedes aegypti. Por meio da pesquisa é possível identificar os bairros com infestação, quais são os principais criadouros do mosquito e seus hábitos de proliferação.

Crédito: Priscilla Fujiwara

A referência técnica em endemias da Regional de Uberlândia, Fernando Rodrigues, explicou que o LIRAa permite o direcionamento das ações de controle para as áreas mais críticas.  “Iremos implantar nos municípios a partir de 2 mil imóveis. Nove municípios já tem o LIRAa implantados, agora serão 14 das 18 cidades de nossa área de abrangência”.

Além de ser uma metodologia, o LIRAa tem um software próprio para inserir os dados, onde tanto o Ministério da Saúde e as Secretarias de Estado acompanham os resultados.

Os cinco municípios foram treinados em uma oficina para o uso do software e aplicação de metodologia, que por meio de sorteios permite rapidamente que áreas extensas e populosas sejam percorridas e os resultados rapidamente consolidados. O LIRAa é aplicado três vezes ao ano - em janeiro, março e outubro.  A Oficina é para preparar para o monitoramento de outubro. Foram treinados supervisores de campo e digitadores.

Por Priscilla Fujiwara

Enviar para impressão