A Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, realizou nos dias 21 e 22 de setembro, no auditório da FIEMG, em Ipatinga, o Seminário Regional de Enfrentamento às Arboviroses (Dengue, Zika Vírus, Chikungunya e Febre Amarela). O evento reuniu Prefeitos, Gestores Municipais de Saúde, Profissionais de Saúde do setor público e privado, representantes da área hospitalar do Vale do Aço, representantes de instituições religiosas, empresas, sociedade civil organizada e representantes do COSEMS Regional.

Crédito: Flávio Samuel

A Superintendente Regional de Saúde, Deborah Roland Cabral, durante a abertura do seminário esclareceu que o objetivo do seminário foi mobilizar o setor produtivo (empresas e instituições), unidades assistenciais de saúde públicas e privadas, Prefeituras e demais setores da sociedade para que possam contribuir com ações planejadas no enfrentamento ao Aedes aegypti, responsável pela transmissão das arboviroses. “A ideia do evento foi do Comitê Técnico Regional de Enfrentamento às Arboviroses da Superintendência Regional de Saúde de coronel Fabriciano. Uma forma de agir antecipando o início do período de aumento dos casos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. O comitê entendeu que seria importante a mobilização de diferentes setores para o enfrentamento das arboviroses, visto que o Estado sozinho não vence o Aedes, tem que haver um esforço coletivo, um envolvimento de todos os seguimentos da sociedade”, destaca Déborah.

De acordo com Rejane Balmant, coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, em 2017, vários municípios da Região Metropolitana do Vale do Aço tiveram alta transmissão para Dengue e Chikungunya no período do inverno, fato que causou um alerta e reforçou a importância da realização de um seminário mais amplo, com diversos seguimentos da sociedade visando a mobilização e a criação de um Comitê Regional com diversos atores da sociedade. “Durante o seminário foi criado o ‘Comitê Regional de Mobilização e Enfrentamento às Arboviroses’ e apresentada a proposta do ‘dia D Regional de mobilização e enfrentamento aos Aedes aegypti’, visando a integração e mobilização dos municípios que compõe nossa Regional para o enfrentamento aos Aedes. Precisamos evitar uma possível epidemia”, ressaltou Rejane.

Além de discutir medidas para o enfrentamento das arboviroses urbanas, o seminário apresentou questões relacionadas à última epidemia de Febre Amarela, outra arbovirose, que atingiu diversos municípios de abrangência da Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, em especial os municípios da microrregião de Caratinga. Foram apresentadas as ações do Governo de Minas Gerais no enfrentamento à Febre Amarela e a Cobertura vacinal desta doença contemplando medidas a serem adotadas. 

Uma das participantes do seminário, Iriany Maia, Secretária Municipal de Saúde do município de Naque, destacou a importância do evento e a participação de outros segmentos da sociedade nas discussões de temas como às arboviroses e saúde pública. “Esta integração reforça a luta da saúde pública no combate ao Aedes aegypti. O seminário trouxe informações que muitos ainda não sabiam. Em nosso município, Naque, a situação está controlada, pois deste o surto de Febre Amarela temos realizado grandes ações de mobilização nas escolas e na comunidade, sempre com parcerias de outras secretarias e entidades, explicando para o morador a importância e papel dele no combate ao Aedes”, ponderou Iriany.

O primeiro dia do Seminário (21/09) foi direcionado as instituições públicas e privadas, empresas e sociedade civil organizada, onde foram abordados os temas: “Panorama e impacto das arboviroses no Estado de Minas Gerais e nos municípios de abrangência da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano”, ministrado por Paula Vasconcelos de Figueiredo (SES-MG); “O Cenário da Febre Amarela em Minas Gerais”, ministrado por Marcela Lencine Ferraz (SES-MG); “O uso de UBV pesado no enfrentamento ao Aedes aegypti”, ministrado por Dionísio Paceli Costa (SES-MG); “Desafios da comunicação e da participação social no controle das arboviroses”, ministrado por Denise Nacif Pimenta (Instituto René Rachou); finalizando com a experiência do município de Belo Horizonte com o projeto "Empresa Sem Aedes”, apresentado por Michelly dos Santos Possidônio, Publicitária Prefeitura de Belo Horizonte. 

Já o segundo dia, foi direcionado aos profissionais de saúde, onde foram apresentados e discutidos os protocolos assistenciais destas três arboviroses urbanas que afetam a região: a dengue, que já contabiliza 2.581casos prováveis da doença, o Zika Vírus e os casos de microcefalia advindos da infecção por este vírus e a Chikungunya. As palestras foram: “Manejo clínico da Chikungunya e protocolo da dor”, ministrado por Mariana Vasconcelos (Médica Infectologista Hospital Márcio Cunha); “Febre Amarela e a resposta do Governo de Minas, ministrada por Deise Aparecida dos Santos (SES-MG); “Cobertura vacinal da Febre Amarela e medidas a serem adotadas”, ministrada por Micheli Egydio, Referência Técnica em Imunização da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano; “Protocolo de atenção à saúde e resposta à ocorrência de microcefalia relacionada à infecção pelo vírus Zika”, ministrada por Márcio R. de Castro, Médico Infectologista do Hospital Márcio Cunha e  da Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano; finalizando os trabalhos com a palestra “Manejo Clínico da Dengue”, ministrado por Carmelinda Lobato de Souza, Médica Infectologista PMI e PMT.

As Arboviroses

O Aedes aegypti é responsável por transmitir as três arboviroses de maior importância para a saúde pública: a dengue, a Chikungunya e o Zika vírus. No Brasil, têm sido notificadas diversas epidemias, principalmente de dengue, há vários anos, e mais recentemente de Chikungunya e ZIKA, e as mesmas demonstram a presença do vetor em diferentes regiões do País, mostrando o seu grande potencial de adaptação e dispersão. Isto ocorre principalmente pelas condições climáticas, que favorecem sua proliferação e a infraestrutura dos serviços básicos de saúde e sanitário oferecidos no Brasil.

O Seminário

O “Seminário Regional de Enfrentamento às Arboviroses” foi uma realização da Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, através de seu Comitê Técnico Regional de Enfrentamento às Arboviroses e contou com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Instituto de Pesquisa René Racho, FIEMG/SESI, Cenibra, UnilesteMG, COSEMS Regional, COPASA, Fundação São Francisco Xavier e Líder Desinsetizações.

Mais informações e mídias do seminário, como fotos, vídeos e slides, podem ser acessadas pelo link: https://goo.gl/wYoACD

Por Flávio Samuel