Nesta quinta-feira (21/09), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e a Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST) promoveram, no auditório do Ministério da Fazenda,  em Belo Horizonte, o Fórum Estadual de Soluções - Atenção à Saúde da Pessoa com Estomia no SUS-MG. O papel da atenção básica na reabilitação da pessoa com estomia foi um dos assuntos abordados no evento, que buscou a troca de conhecimentos, informações e sugestões para o planejamento de novas políticas públicas no processo de reabilitação do paciente ostomizado.

Crédito: Alessandra Maximiano

O evento contou com a participação de cerca de 190 pessoas e durante a atividade, os profissionais conversaram sobre a rede de cuidados da pessoa com deficiência no SUS-MG, com foco na reabilitação da pessoa com estomia.  Sobre o papel da atenção básica na reabilitação dos pacientes, o enfermeiro e técnico da SES-MG,  Mauro Souza Ribeiro, destacou que “é na atenção básica que serão realizadas  as ações de orientação para o autocuidado e prevenção de complicações nas estomias”.

Para o coordenador estadual de atenção à saúde da pessoa com deficiência, David Mello de Jesus, o encontro também proporcionou a divulgação sobre o atendimento integral das pessoas ostomizadas. “Além dos procedimentos da atenção básica, o evento reforçou  a questão hospitalar, os cuidados após a alta do paciente e os processos de reabilitação e acompanhamento das pessoas ostomizadas”, disse.

A estomia é um procedimento ligado a doenças ou condições intestinais ou urinárias. O estoma intestinal ou urinário é uma abertura cirúrgica realizada no abdômen, onde é exteriorizada e fixada uma parte do intestino ou da bexiga para possibilitar a saída das fezes ou da urina.

Encontro referências técnicas

No dia anterior ao evento, quarta-feira, 20/09, também no auditório do Ministério da Fazenda, ocorreu uma reunião entre enfermeiros e referências técnicas das Regionais de Saúde do Estado.  A atividade serviu para promover a integração e o aprendizado entre os profissionais. A enfermeira do Serviço de Assistência à pessoa Ostomizada (Saspo) do município de Pirapora, Mayra Estrela, afirmou que o encontro também ajudou para um melhor atendimento e acolhimento da pessoa ostomizada. “O encontro foi muito esclarecedor, pois tivemos a oportunidade de solucionar dúvidas e trocar experiências referentes às complicações e dispositivos que envolvem o procedimento”, completou.

Por Alessandra Maximiano