Na última segunda-feira (18), a Assessoria de Tecnologias Educacionais em Saúde (ATES) da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), se reuniu com Karilany Coutinho, coordenadora do Laboratório de Inovações Tecnológicas em Saúde (LAIS/AVASUS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Aldiney Doreto, da Escola de Saúde Pública do Estado do Paraná (ESP-PR), para apoio na utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS), com o objetivo de disponibilizar cursos de educação a distância.

Na oportunidade foi apresentado as funcionalidades da ferramenta, o processo operacional junto ao Ministério da Saúde e a UFRN, para posteriormente a equipe da Universidade realizar a configuração da plataforma e disponibilizar os cursos para a instituição.

De acordo com o trabalhador da ESP-MG, Daniel Fernandes (ATES), a efetivação de uma instância do AVASUS sob governabilidade da Escola é mais um passo importante para o desenvolvimento institucional. “É o início de uma Política de Educação em Saúde com tecnologia à distância realmente autônoma para o Estado”, disse.

Também participando da reunião, o assessor institucional da ESP-MG, Luiz Fernando Porto, aponta que a Escola já tem uma plataforma em andamento e que necessita apenas de customização.

AVA-SUS

O AVASUS é um espaço virtual de aprendizagem desenvolvido para qualificar a formação, a gestão e a assistência no SUS. As Escolas da Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS), da qual a ESP-MG faz parte, podem ter disponibilizadas instâncias customizadas do ambiente a serem geridas por equipes locais.

O encontro contou ainda com a membros da equipe da ATES e da Gerência de Tecnologia da Informação (GTI), da ESP-MG.

Por Sílvia Amâncio

Enviar para impressão