Na última quarta-feira (13/09), a Regional de Saúde de Patos de Minas realizou uma mesa redonda com discussões voltadas para profissionais da saúde diretamente relacionados ao tratamento da sífilis. Médicos, enfermeiros e farmacêuticos dos 21 municípios que compõe a regional de saúde marcaram presença no evento que aconteceu no Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM).

Com a alta incidência de casos de sífilis registrados na atualidade e mediante a publicação da Nota Técnica COFEN / CTLN n° 03/2017 que dispõe sobre a importância da administração da Penicilina Benzatina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do Sistema Único de Saúde (SUS), o debate buscou levantar pontos importantes da Nota Técnica, além de apresentar aspectos clínicos e epidemiológicos da Sífilis, o manejo clínico da Sífilis na gestação e as características da Penicilina Benzatina.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS) da Regional Patos de Minas, Maíra Lemos de Castro Taufick, o principal objetivo é incentivar o profissional de saúde para o tratamento da sífilis na Atenção Básica. “Nessa reunião tivemos o objetivo de reunir os profissionais dos municípios: médicos, enfermeiros e farmacêuticos, no sentido de sensibilizar sobre a importância de garantir o tratamento adequado na Atenção Primária. Ela veio de encontro a Nota Técnica do COFEN que foi publicada esse ano, falando sobre a possibilidade do enfermeiro prescrever e administrar a penicilina na Unidade Básica de Saúde”​, afirmou. ​

Para apresentar a Nota Técnica, a diretora adjunta e coordenadora do Núcleo de Gestão Regional, Noemi Romero Augusto de Magalhães Portilho, demonstrou os principais pontos que compõe a nota, ressaltando a importância da administração da Penicilina Benzatina nas UBS’s como meio eficaz de tratamento da sífilis. Segundo ela, o principal desafio é enfrentar o receio dos profissionais de saúde, da ocorrência de eventos adversos, como a reação anafilática. Foram destacados durante sua apresentação alguns dados que demonstram que o índice de reações anafiláticas é muito baixo, com frequência estimada de 0,04% a 0,2%.

Como participante da mesa redonda, a ginecologista – obstetra, Adelaide Maria F. Campos D’avila, destacou pontos importantes do Manejo Clínico da Sífilis na Gestação que envolve diretamente o trabalho desenvolvido nas UBS’s. “A proposta hoje é fazer tratamento de todas as pacientes com VDRL positivo dentro da própria Unidade de Saúde, sem trazer nenhuma dificuldade de encaminhamento para pré-natal de referência no Alto Risco, porque isso pode ser feito dentro da própria Atenção Básica. E nessa Atenção Básica nós vamos garantir que esse tratamento seja feito, porque eles estão com o paciente ali todos os dias. Não em uma unidade de referência em que ela vai ter que ser transportada, que vai criar uma dificuldade de acesso”, disse.

Já o coordenador do Núcleo de Farmácia da Regional, Flávio César Thiago, o tratamento por meio da Penicilina Benzatina é muito importante e para isso sua presença nas UBS’s deve ser garantida, não pela distribuição que já vem sendo feita, mas pelo acondicionamento do mesmo dentro das unidades. “É muito importante tratar não só o paciente, como as parcerias sexuais, principalmente a gestante que tenha sífilis, por conta da neurosífilis e da sífilis congênita, por isso é tão importante o tratamento”, explicou.

Por Maryana Santos

Enviar para impressão