As atividades que irão marcar a abertura da Semana Nacional de Trânsito 2017, começam nos dias 15 e 16 de setembro, no estacionamento G2 do Minas Shopping. O tema escolhido para a campanha deste ano “Minha escolha faz a diferença no trânsito", visa conscientizar o cidadão sobre a sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e a participação de todos para alcançar a segurança viária.

Durante os dois dias, haverá uma série de atividades programadas por órgãos de segurança do trânsito, universidades, além de entidades públicas e privadas, que vão ocupar oito estandes com atrações variadas ligadas ao tema. No dia 15 (sexta-feira), o evento será das 14h às 20h e, no dia 16 (sábado), das 10h às 18h.

Atividades

Representantes das secretarias estadual e municipal de Saúde farão atendimento ao público com aferição de pressão arterial, nutrição, fisioterapia, distribuição de preservativos e cartilhas educativas sobre doenças transmissíveis, além de intervenções teatrais com o grupo Mobiliza SUS.

O Sindicato dos Corretores de MG (Sincor-MG) vai esclarecer dúvidas sobre Seguro Obrigatório (DPVAT), com distribuição de material educativo e brindes. O público também poderá conferir exposições de equipamentos do Corpo de Bombeiros, batalhões de Trânsito e da Polícia Militar Rodoviária de MG usados no atendimento a acidentados e segurança no trânsito, resgate de vítimas e primeiros socorros.

Uma unidade móvel da Transitolândia será montada no estacionamento G2 do Minas Shopping durante os dois dias para orientar crianças sobre regras e cuidados no trânsito. A Guarda Municipal de BH vai aproveitar a ocasião para apresentar a Bike Patrulha. O Cefet também fará uma exposição dos trabalhos da Feira de Ciências, Tecnologia, Cultura e Educação em Segurança no Trânsito de Minas Gerais (Fecitran).

A parte cultural será marcada por apresentações dos grupos de dança do Colégio Monte Calvário e Águias na Dança; das bandas da Guarda Municipal de BH e do Corpo de Bombeiros; além do Coral "Vozes na Estrada", de funcionários do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais /MG.

“Desde 1989 o DEER/MG participa da Semana Nacional de Trânsito realizando ações educativas com o objetivo de conscientizar sobre essa questão que afeta diretamente toda população, por isto nossas atividades abrangem a capital e o interior de Minas Gerais” salienta a responsável pela educação para o trânsito do Departamento, Rosely Fantoni.

Essa é uma oportunidade de oferecer um atrativo lúdico e educativo para o público, dando continuidade às ações de cidadania que apoiamos”, afirma o gerente geral do Minas Shopping, Fábio Freitas. Ele destaca que o Minas Shopping está localizado em uma das vias mais movimentadas da cidade e possui uma estação integrada do Move e do metrô, o que deverá atrair muitas pessoas ao evento.

15/09 – Sexta-feira
14h – Lançamento Selo Postal Comemorativo da Semana Nacional do Trânsito.
14h15 - Interação BH, Mobiliza SUS e BHTrans.
14h30 – Transitolândia Móvel / Interação BH
16h00 – Apresentação do Balé do Colégio Monte Calvário
17h00 – Academia da Cidade
17h30 – Banda da Guarda Municipal