Nesta terça-feira (05/09), a Regional de Saúde de Juiz de Fora recebeu agentes da Vigilância em Saúde (controle de endemias) de 37 municípios para capacitação no Método Rápido de Pesquisa de Foco do Mosquito Aedes Aegypti (LIRAa) que deverá ser realizado em outubro. A capacitação foi conduzida pela referência técnica do Núcleo de Epidemiologia da Regional de Juiz de Fora, Sérgio Luíz de Almeida.

Crédito: Adriana Mendes

O Método Rápido consiste em fazer o levantamento do índice de infestação predial em no máximo cinco dias, que será realizado em outubro, período que antecede o verão. O resultado final do índice norteará os gestores sobre qual será a melhor prevenção em determinadas regiões de seu município. Durante a capacitação foi enfatizada a atualização do reconhecimento geográfico dos municípios, que define o número de casas a serem pesquisadas numa confiabilidade de 95%.

De acordo com Sérgio Luiz, “a capacitação foi importante por mostrar aos gestores que após a realização da pesquisa será mostrado quais bairros exigem intervenção imediata, cabendo à comunidade se mobilizar para a retirada de depósitos predominantes e tratamento seletivo daqueles que não se podem tampar, remover ou eliminar”, explica.

Por Adriana Mendes