A Regional de Saúde de Patos de Minas realizou nesta última segunda-feira (04/09) uma reunião técnica com os responsáveis pela imunização nos municípios que compõe a regional de saúde. O principal objetivo é alinhar informações pertinentes à imunização de suas populações, sobretudo nesse período de atualização do cartão de vacina da criança durante a Campanha de Multivacinação.

1

De acordo com a referência técnica em Imunização da Regional, Alaídes Gonçalves Corrêa, a reunião técnica é muito importante porque possibilitará o alcance de metas dentro da cobertura vacinal. “Algumas doenças imunopreveníveis estão sendo abordadas, suas coberturas vacinais e principalmente um plano de ação que o município vai ter que desenvolver para que possamos realmente atingir nossas metas. Também queremos melhorar nossas coberturas vacinais nesse momento que está previsto a atualização da caderneta de vacinação de crianças de 0 até 15 anos”.

Além de destacar a importância em se atingir a cobertura vacinal, foram destacadas a importância das ações contra a Febre Amarela e seu cenário no Estado de Minas Gerais e região, bem como às Vigilâncias Epidemiológicas das Hepatites Virais e Sífilis, da Dengue, Zika, Chicungunya e das Meningites.

Para a técnica do município de São Gotardo, Jaqueline Luiza Santos, o alinhamento de informações é muito importante para obter bons resultados com a campanha. “A atualização nos assuntos em que trabalhamos diariamente são sempre muito pertinentes. A questão sobretudo, das condutas em relação a Febre Amarela, em que tivemos um surto a pouco tempo atrás e pelo que se tem mostrada tem caído no esquecimento. Então, mantermos a atenção nos casos de vigilância é o mais importante”.

Por Maryana Santos