O Hospital Júlia Kubitschek (HJK), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), ligado à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), inaugurou, na manhã desta segunda-feira (04/09) o ambulatório de especialidades Dr. Érix Curi Mafra. O espaço voltado para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) possui oito consultórios e passou por adequações para que o hospital continue oferecendo, com ainda mais comodidade para usuários e trabalhadores, especialidades como cardiologia, urologia, pediatria, clínica médica, pneumologia, entre outras.

Junto à inauguração do ambulatório foi celebrado ainda o aniversário de 58 anos do hospital, comemorado no dia 10 de setembro. Estiveram presentes o deputado estadual, Rogério Correia; o presidente da Fhemig, Tarcísio Dayrell Neiva; o diretor do HJK, Antonio Carlos Cioffi; a gerente assistencial; Inessa Beraldo de Andrade Bonomi; a gerente administrativa, Camila Sizenando; diretores do Sind-Saúde; representantes dos Conselhos do HJK e Municipal de Saúde e trabalhadores da unidade. Quem também compareceu foi o médico homenageado, Érix Curi Mafra.

O diretor Antonio Carlos Cioffi abriu o evento abordando os esforços coletivos para a inauguração do ambulatório. “Esse espaço é extremamente importante e significativo para o HJK. Nos últimos dois anos, passamos por duas epidemias (febre amarela e dengue) e, insistentemente, foi solicitada a abertura do ambulatório, mas só agora foi possível. Agradecemos os esforços do Sind-Saúde, gestores, conselho do HJK, além das equipes de Manutenção e de Suprimentos. O ambulatório irá disponibilizar um espaço adequado para receber nossos pacientes e também para os profissionais”, afirmou.

“Estamos celebrando o aniversário de 58 anos do HJK e, quando falamos em história, temos que pensar nos personagens que ajudaram a construir essa trajetória. Por isso, a homenagem a um dos atores que participou ativamente da construção do Hospital Júlia Kubitschek. Érix exerceu, por mais de 30 anos, suas atividades assistenciais, educacionais e gerenciais no HJK. Foi um dos responsáveis pela transformação da unidade em hospital geral. Coordenou a Clinica Médica e criou a residência nessa especialidade, foi diretor clínico do HJK por vários mandatos, sendo sempre eleito e reconhecido por seus pares. Foi também diretor assistencial do hospital. Por todo seu trabalho e carinho com a unidade, a comunidade resolveu nomear o ambulatório de especialidades como Dr. Érix Curi Mafra”, ressaltou.

Emocionada com a homenagem, a diretora clínica do HJK, Luciana Mafra Guimarães – sobrinha de Érix – falou sobre o reconhecimento. “Meu tio é uma das figuras mais importantes da minha vida. Uma das pessoas mais completas que já conheci. Um ser humano com coração enorme e um profissional de suma competência. Tive a honra de crescer ao seu lado e, certamente, foi responsável por eu ter escolhido a minha profissão. Uma inspiração não só na minha carreira, como na de muitos que passaram por aqui”, declarou.

Em sua fala, Érix fez um breve histórico do HJK, ressaltando momentos como a inauguração do hospital, a consolidação como referência em pneumologia e tratamento da tuberculose, a mudança para hospital geral e a estruturação das residências. “Nessa homenagem que me prestam hoje quero incluir todos os que aqui trabalharam e também a comunidade. E desejar ao Hospital Júlia Kubitschek prosperidade e que continue seu papel importantíssimo no Sistema Único de Saúde”, concluiu.

Na sequência, o presidente da Fhemig descerrou a placa do ambulatório de especialidades, junto ao homenageado. Ao fim da solenidade, os participantes puderam prestigiar a apresentação da Banda de Música Lar dos Meninos. na área externa do unidade, onde foi oferecido um café da manhã.

Por Fhemig / ASCOM